quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Surfers Dolphins



Eles são considerados os habitantes mais inteligentes do Water World.
Andam em grandes grupos, são alegres, brincalhões, adoram surfar e quando aparecem no outside de algum pico são sempre bem vindos. Dizem que onde há golfinhos não há tubarões. Se é verdade ou não eu não sei, mas o certo é que, a primeira reação de quem esta surfando ao visualizar uma barbatana é de pânico!!. 
Sharks!! 


 Por alguns segundos seu coração dispara e sem perceber você já esta remando que nem um alucinado em direção a areia da praia. 
Isso já aconteceu comigo algumas vezes.
O meu primeiro encontro, cara a cara com eles, foi em 1990 durante um verão sem fim em Garopaba-SC. Estava surfando na praia Vermelha e ao remar para uma onda da série vi um golfinho já com a "prioridade" vindo em minha direção. Na hora achei que era um tubarão e não pensei em nada, simplesmente gelei. 
Passado o susto relaxei e aproveitei o show.
A segunda vez foi na praia da Ferrugem também em Garopaba em 1993.
Era de manhã cedo e só tinha mais um cara, além de mim, no outside. Estávamos esperando a série, quando vimos logo a nossa frente, há uns 5 metros de distância, um grande grupo de golfinhos passando.
Eu estava sentado na prancha, quando um golfinho passou ao meu lado com o corpo todo para fora da água, encostando em minha perna. Tomei um grande susto e na hora fiquei perplexo pela proximidade e contato físico com um animal selvagem em seu habitat natural.
Por dias fiquei relembrando a cena do contato com o golfinho e percebi que foi um lance meio incomum.
Depois dessa experiência ainda tive o prazer de ter encontros bem próximos com nossos amigos de ondas, na Costa Rica, em um mergulho nos recifes da Ponta do Ouro em Moçambique e na Ilha do Mel.
Em todos eles senti uma energia muito positiva.
Tem pessoas que dizem que os golfinhos são que nem anjos. Sei lá, mas que são criaturas especiais isso eu tenho certeza. 
Mas infelizmente ainda são caçados e mortos cruelmente em alguns países asiáticos e milhares morrem anualmente devido aos efeitos da poluição e das redes de pesca.
Um fotografo americano chamado Greg Huglin, durante 6 anos, passava 3 meses em uma praia da África do Sul para filmar e fotografar tubarões brancos.
Greg começou a perceber, que sempre no mesmo horário, um grupo de golfinhos aparecia e ficava durante um determinado tempo surfando as ondas. Nesse mesmo período em que os golfinhos surfavam e se divertiam, não era avistado nenhum tubarão branco nas proximidades.
As imagens que Greg captou viraram um filme que esta a disposição em DVD.
.













Alberto Burguete - Surf Repórter
Sector Nine/Freestyle/Prorider/Triple-Eigth
albertoburguete@hotmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário