terça-feira, 20 de novembro de 2012

Equador - South América





Equador - South América
Mainland

O Equador é um dos destinos mais procurados na América do Sul, quando o principal objetivo é surfar ondas de qualidade em águas "calientes". 
Adicione a esses dois ingredientes, um litoral recortado de 2.237km com uma grande variação de maré que cria uma enorme diversidade de ondas e de opções para o surf que atraem surfistas de todas as partes do mundo.

Montanita: a meca do surf Equatoriano
São cerca de 30 vulcões espalhados pela Cordilheira dos Andes no Equador
Quito a capital do Equador

Atualmente, com os grandes investimentos feitos pelo governo Equatoriano, nas áreas de infra-estrutura como estradas, aeroportos e hotéis, os acessos e as opções de  hospedagens melhoraram muito em todo o país, principalmente no litoral.
A costa do Equador é totalmente virada para o oceano pacífico e recebe influência da corrente do Panamá, o que faz com que a água seja mais quente, não sendo necessário o uso de roupas de neopreme.  As ondas quebram durante o ano todo, variando de 2 a 8 pés, com swells dos quadrantes SW/S/NW/O/N, mas a partir do mês de dezembro, as grandes ondulações geradas pelas fortes tempestades de inverno no pacífico norte podem trazer ondas de 12 pés plus.
A melhor época para se visitar o Equador é do começo de dezembro até maio, quando o tempo se mantém ensolarado, os dias são longos e os swells de N/NW são bem constantes. De final de maio a novembro é a estação chuvosa, a temperatura da água cai um pouco. e as ondulações predominam de SW/S deixando o surf meio inconstante, mas tem onda e boa!! se comparado com o que estamos acostumados a ver aqui no Brasil.
A maior parte dos points de surf estão mapeados e bem sinalizados, mas para se aproveitar todo o potencial de surf existente na costa equatoriana, é aconselhável contatar uma operadora de surf com bons guias locais, pois ainda há vários secrets points onde quebram ondas de alta performance que merecem uma visita.
O crowd existe nas melhores ondas, com muita gente mandando bem, mas ainda tem muita onda boa quebrando sem ninguém, "logo ali depois da próxima curva".

Ayampe

Basicamente podemos dizer que o surf no Equador esta dividido em 3 regiões.

Região Norte

Essa região tem ótimos points de surf com uma incrível variedade de ondas. Tem bons e baratos locais para se hospedar inclusive alguns ótimos surf camps.
Os destaques são o point Break de Mompiche, no extremo norte, província de Esmeraldas, considerada uma das melhores e mais longas ondas do Equador e as praias ao redor da cidade de Canoa que tem uma série de saídas de rios de beach breaks fantásticos.

Abaixo as características de alguns dos melhores points de surf da região norte:

Mompiche - Point break de esquerdas. 
Swell: N/NW
Ondas de 2 a 12 pés.
Praia muito bonita. Ótimas ondas , pouco crowd e hospedagem barata

Pedernales - Beach break com esquerdas e direitas
Swell:SW/S/N/NW
Ondas: 2 a 8 pés

Canoa - Beach break com esquerdas e direitas.
Swell: N/NW
Ondas de 2 a 10 pés
Um dos melhores e mais constantes points de surf do Equador

La Bellaca - Point break de esquerdas
Swell:N/NW
Ondas de 2 a 10 pés
As ondas podem quebrar por cerca de 300 metros de extenção

Mompiche
Mompiche
Canoa
Cidade de Canoa - boas ondas e diversão noturna
Uma infinidade de possibilidades - zona central

Região Central e "Baja Manabi Zone"

Essa região fica ao redor da cidade de Manta, que a pouco tempo ganhou um aeroporto o que facilitou muito o acesso.
Aqui estão localizados alguns dos melhores surf camps do Equador.
Uma região com um litoral bem recortado que sempre apresenta condições de surf., O que complica um pouco é o tempo que se perde para achar essas ondas. Muitos acessos são precários ou particulares, sendo aconselhável contratar os servições se guias locais nos surf camps. Isso vai lhe dar maior agilidade e rapidez na procura da onda perfeita.


Abaixo as caracteristicas de alguns dos melhores points de surf da Zona Central.

El Murcielago - Beach break com esquerdas e direitas.
Swell: N/NW
Ondas: 2 a 10 pés

San Mateo - Point break de esquerdas.
Swell: N/NW
Ondas: 3 a 10 pés

Puerto Cayo - Beach break com esquerdas e direitas
Swell: N/NW
Ondas; 2 a 8 pés
Muito constante quase sempre com pouco crowd.

Rio Chico - Point Break de esquerdas
Swell:N/NW
ondas 2 a 8 pés

Ayampe - Beach break com esquerdas e direitas
Swell:S/SW/N/NW
Ondas de 2 a 8 pés

Surf Camp Buena Vida  - Ayampe
Um paraíso tropical
San Mateo
El Murcielago
El Murcielago
El Murcielago
Ayampe

Região Sul
Essa zona inclui as duas cidades litorâneas mais populares do Equador, Montanita e Salinas.
Salinas, há apenas 2 horas de distância, é praticamente o quintal dos surfistas que vivem em Guayaquil, maior cidade do Equador, e acredite eles são em grande número, além de ser o lugar mais procurado pelos equatorianos que lotam a cidade nos finais de semana, feriados e férias. Nos arredores há ótimos points de surf o que ajuda a aliviar o stress do crowd.

Montanita é uma das cidades mais surf da América do Sul e considerada a meca do surf equatoriano. As ondas são perfeitas mas o crowd meu amigo.. se prepare!!
Dentro d água rola uma verdadeira "torre de babel" com surfistas de todas as partes do mundo. A nigth é uma festa e rola até de manhã, todos os dias da semana, o que garante um surf mais relax de manhã cedo para quem não estiver de ressaca. Tem de tudo mochileiros(as) europeus que topam qualquer parada, surfistas gringos americanos largados, surfistas locais, velhos longboarders, turistas sul-americanos, malandragem latina, putas, festas puramente rasta e garotas lindas de família.
Tudo isso no mais puro surf life style.



Salinas
Engabão
La Fae
La Fae
La Fae
La Fae
Montanita
Montanita
Montanita longboard
Montanita

Pranchas de madeira de balsa - surf/cultura equatoriana

Abaixo as características de alguns dos melhores points se surf dessa Zona:Essa região apesar de ser a mais procurada pelos surfistas estrangeiros que visitam o Equador e pelos surfistas locais tem muitas opções de surf com ondas de alta qualidade. Os melhores swells são os de S/SW mas vários picos dessa área recebem os swells de N/NW garantindo o surf o ano inteiro.

Montanita - Point break de esquerdas e direitas no meio da praia.
Swell: S/SW/N/NW
Ondas: 2 a 12 pés
Cidade mais surf do Equador. Ótimas ondas, crowd e agitação noturna.

Mar Bravo Salinas - Beach break com direitas e esquerdas
Swell: S/SW/N/NW
Ondas: 2 a 8 pés
Fundo de areia bem constante com surfistas de todos os níveis

Engabão - Point break de direitas.
Swell: S/SW
Ondas : 3 a 10 pés
Poico bem constante com área de camping em frente as ondas. Crowd nos finais de semana.

El Faro - Reef break com esquerdas e direitas
Swell: S/SW
Ondas: 5 a 12 pés
Ondas fortes e tubulares. Para surfistas experientes.

Dicas:
Evite as praias próximas das cidades de Salinas e Montanita durante os feirados nacionais e festas de final de ano, a não ser que seu negócio seja muita festa e pouco surf.
Procure visitar o Equador nos meses de janeiro a maio. Tem muito sol, vento terral, água quente, dias longos e ensolarados e ótimas ondas.
A Cordilheira dos andes corta de norte a sul o Equador.. Essa região é propensa a sofrer grandes terremotos, deslizamentos de terra e atividade vulcânica.
A galera local manda bem nas ondas. fique ligado.
Alguns points de surf de alta qualidade nos arredores da região de Montanita tem acesso particular, sendo normal negociar a entrada.
Se vc quer aproveitar o máximo o potencial para o surf que o Equador lhe oferece,tenha em mãos um bom mapa do litoral, tábua de marés e se possível um carro 4x4 bem valente.


Alberto Burguete
Sector Nine/Freestyle/Triple-Eigth/Prorider
albertoburguete@hotmail.com

3 comentários: