sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Garopaba- SC - Brasil


Garopaba- SC - Brasil

Garopaba é uma das mais autênticas e tradicionais Surf Citys do Brasil e concentra alguns dos melhores points de surf da costa brasileira, apresentando dezenas de opções de ondas, além de servir como base para aproveitar todo o potencial de surf nas cidades vizinhas como Guarda, Imbituba, Laguna e Farol de Santa Marta. 
Localizada no estado de Santa Catarina, Garopaba esta há aproximadamente 96 km de distância, em direção ao sul da capital Florianópolis, tendo acesso pela BR 101 considerada uma das estradas mais perigosas do Brasil.  
Antigamente, foi muito frequentada por indígenas depois por corsários e piratas, que ficavam a espreita para saquear os navios que subiam ou desciam a costa carregados de mercadorias e ouro, o que fez com surgissem muitas histórias e lendas de naufrágios, tesouros escondidos, escravos fugitivos e caçadores de tesouros que ilustram a imaginação da população local. Outro fator que ajuda muito na incrível diversidade de lendas locais é a fartura de cogumelos mágicos nos campos de Garopaba.
Atualmente Garopaba é muito procurada por surfistas de todo o mundo, devido a alta qualidade de suas ondas e do grande número de lindas mulheres que frequentam suas praias, o que fez com muitos surfistas visitantes optassem em fixar residência nessa região. 

O visual das praias lembra muito algumas regiões da Austrália e da África do Sul e independente da direção da ondulação, do vento ou tamanho das ondas sempre algum point apresenta condições de surf
A cidade conta hoje com uma infra-estrutura turística bem avançada, com várias pousadas alucinantes e casas de aluguel para férias e finais de semana com preços bem acessíveis, áreas seguras para acampar próximas aos melhores picos de ondas, restaurantes que servem desde prato feito, comida orgânica até cozinha internacional, além das centenas de lojas que vendem tudo o que vôce possa precisar.  

Praia do Ouvidor
Praia do Rosa
Garopaba
A melhor época para quem quer pegar ondas de responsa é entre os meses de maio a novembro. 
Nesse período as grandes ondulações sul/sudeste entram com maior constância, a temperatura cai, a água fica bem fria, as ondas podem passar dos 12 pés nos maiores swells e o crowd da uma boa aliviada. Puro surf!!
Mas nos meses de verão, dezembro a marco, Garopaba vira uma verdadeira festa.
Surfistas de todo o Brasil e dos países vizinhos, principalmente da Argentina, invadem essa região.
Boas e constantes ondulações de nordeste/leste e alguns swells ocasionais de sul/sudeste, garantem o surf em ondas que podem variar de 2 a 8 pés, mas como nem tudo é perfeito, o crowd nos melhores picos chega a ficar irritante. 
Uma boa opção para surfar com mais tranquilidade é acordar bem cedo. A nigth em Garopaba pega "fogo" e muita gente cai na balada até de manhã. Por isso o crowd fica mais pesado a partir das 10 hs da manhã. 

Rosa Sul
Praia da Ferrugem - canto norte
Barrinha - Ferrugem canto sul
O sand board (surf na areia) também é bem difundido nessa área, pois há boas dunas de areia na praia do Siriú. O Windsurf nas ondas também é bastante praticado, principalmente na praia de Ibiraquera, localizada no município de Imbituba que fica próximo a Garopaba, sendo considerado um dos melhores picos do mundo para a prática dessa modalidade. 

Praia da Siriú
Siriú - Pranchas de Sandboard para alugar
Praia do Rosa
Rosa perfeito

Os principais picos de surf estão relacionados abaixo no sentido norte / sul.

SIRIÚ - Pico pouco constante, servindo mais como opção nos dias de crowd nos outros picos da região. Fundo de areia, funciona melhor com swell de Leste/Nordeste/Sudeste com ondas que podem variar de 2 a 6 pés. Tem seus bons dias mas não é muito procurada. Nessa praia estão as melhores dunas para a prática do sandboard (surf na areia).
PRAIA DE GAROPABA - Localizada no centro da cidade. Geralmente apresenta condições medíocres para o surf sendo muito procurada pelos iniciantes. Mas quando entra um grande swell de leste/Nordeste (o que não é raro) com vento sul  que é terral, ondas de até 6 pés quebram bem tubulares e rápidas.
SILVEIRA - Visual de tirar o fôlego. Considerado um dos mais clássicos point-break de direitas do Brasil. Quebra com maior constância no inverno quando as ondas podem passar dos 10 pés fácil. Nos dias de swell grande a entrada para o outside é feito pelas pedras o que exige uma certa experiência do surfista. As condições clássicas são com swell de sul com média ou forte intensidade, acompanhado de ventos do quadrante sul. Quando isso acontece o crowd é inevitável exigindo pranchas acima de 7’0 pés. Várias valas no meio da praia dão condição com ondulação de sudeste ou leste. No canto esquerdo nos dias de forte vento nordeste e com um bom swell rola uma boa esquerda variando de 2 a 8 pés muito freqüentada pelos surfistas locais. 

Praia da Silveira

PRAIA DA FERRUGEM (canto norte) - Uma das praias mais badaladas e constantes da região. Concentra um grande número de gatas na areia e na night. No canto norte boas ondas rolam com swell de leste/sudeste variando de 2 a 8 pés sendo protegida do vento nordeste que não interfere na formação das ondas. Bastante crowd no verão. 
BARRINHA - No canto sul da praia da Ferrugem. As melhores condições de surf são com swell de sul/sudeste e vento sul que entra de terral. Ondas podem variar de 2 a 10 pés. Várias valas no meio da praia também dão condição nos dias de vento fraco. Na Barrinha há uma linda vista da praia de cima do morro onde há um antigo cemitério indígena. 
PRAIA DA BARRA - Pequena praia localizada no lado sul da Barrinha. Oferece boas ondas tanto no canto esquerdo como no direito, onde existe um canal que facilita a remada até o outside. As ondas podem variam de 2 a 8 pés,  acima disso as series costumam fechar. Bom local de treino nos dias de swell pequeno ou quando os outros picos estão crowdeados. Ao lado do canto direito uma pequena prainha protegida por pedras facilita o surf na espuma para os iniciantes. Visual lindíssimo.
PRAIA DO OUVIDOR - Este pico não é muito constante mas nos maiores swells as ondas podem chegar a 8 pés.
PRAIA VERMELHA - Pequena praia com acesso restrito. É protegida do vento sul e com ondulação de leste/nordeste esquerdas e direitas dão condição em toda extensão da praia podendo chegar a 8 pés, apresentando melhor formação no canto esquerdo predominando as esquerdas com canal.
PRAIA DO ROSA - Apesar de fazer parte do município de Imbituba este pico é muito freqüentado pelos surfistas que estão em Garopaba. Essa praia concentra algumas das pousadas mais alucinantes da região. As ondas são mais cheias o que atrai um grande numero de praticantes de longboard e sup. 
No canto norte conhecido como Rosa Norte as ondas  podem variar de 2 a 10 pés. No canto sul conhecido como Rosa Sul  boas ondas quebram com ondulação de sul/sudeste variando de 2 a 12 pés sendo protegido do vento sul que pega de terral nas esquerdas, bastante crowd no verão, mas sobra espaço na arrebentação.

Rosa Norte

Nota do autor.
Morei em Garopaba de 1990 a 1994. Primeiro me instalei em um sobrado há cerca de 50 metros da praia no canto norte da Ferrugem. Depois comprei uma área de 10 mil metros na Encantada. Uma área rural a cerca de 4 kms da praia.  Foram alguns dos anos mais loucos que vivi. O surf foi diário e de qualidade inquestionável. Se pudesse voltar no tempo não pensaria 2 vezes, Garopaba com certeza!!!

Alberto e Spike  - ele se divertiu mais que eu nos anos que moramos em Garopaba
Meu paraíso na Encantada
                                                         
Tomas Burguete, Magal e Boquinha anos 80
Parafa e Roni Ronaldo (Local Surfers)
Cardoso - Farol de Santa Marta
Encantada

 Dicas
No inverno e também no verão o uso de roupas de Neopreme é essencial devido a baixa temperatura da água.
Fique ligado na direção dos ventos. O surf costuma ser mais constante e com melhor formação nos cantos das praias.
O localismo não é forte em Garopaba mas o grande número de bons surfistas que frequentam essa região, exige atenção e respeito nos dias de maior crowd principalmente nos meses de verão. 
Respeite para ser respeitado.
Não esqueça a camisinha pois a night em Garopaba é muito louca, sendo freqüentada por altas gatas.
Não deixe de conhecer as piscinas naturais no Morro da Encantada. 
Nos meses entre agosto e outubro, baleias e golfinhos podem ser avistados em várias praias.

Praia da Vila - Imbituba
Vila - Imbituba
Rosa Sul - Imbituba
Silveira - Garopaba

Leve pranchas acima de 7 pés pois há vários picos clássicos de SC que seguram grandes ondulações como Silveira em Garopaba,  Praia da Vila em Imbituba , Cardoso no Farol de Santa Marta, Praia da Guarda na Palhoça .
Todo cuidado é pouco na BR 101, uma das estradas mais perigosas do país, devido ao grande número de caminhões que trafegam por ela.
Nos meses de maio a junho algumas praias ficam fechadas para o surf devido a pesca da tainha. Não insista pois os pescadores são casca grossa.
Esta também área é bastante freqüentada por surfistas Argentinos.
Se você gosta de andar de skate fique tranquilo. Tem pista, bowl e banks a sua disposição!!!
Boa viagem e boas ondas!!!!

Paulo Sefton - Lenda do surf local

ALBERTO BURGUETE - surf repórter

Sector Nine/Freestyle/Triple-Eigth/Prorider
albertoburguete@hotmail.com

Um comentário:

  1. bahhh que vibe
    !!!!

    quisera eu estar aqui em 1990 -1994 !!!!!! dalhe man!!!


    moro em garopaba agora

    segue um paraiso mas o crowd é realmente inevitavel

    forte abraco

    ResponderExcluir