Há vários anos é realizada uma etapa do WCT em Mundaka
Mundaka é considerada uma das melhores ondas do planeta e com certeza é a mais cobiçada da Europa. Uma esquerda magnífica, longa, gelada, tubular e poderosa, que quebra sobre um banco de areia, que se formou na saída de um rio, ao lado de uma típica cidadezinha da costa Basca. Visual de sonho e ondas mais do que perfeitas!!. Dizem que já não quebra com a mesma regularidade de anos atrás, mas a cada nova temporada de ondas, centenas de surfistas vindos de todas as partes da europa e do mundo, chegam para esperar os puros swells de norte, que trazem ondas grandes, perfeitas e desafiadoras para a região do Golfo de Biscaya.
A formula mágica para despertar a mais pura perfeição nas esquerdas de Mundaka é:
1- Swell de 6 a 8 pés.
2 - Maré baixa
2 - Maré baixa
3-Ondulação pura e alinhada de norte, deixa as ondas muito longas podendo quebrar por mais de 300 metros de extensão.
4- Vento Sudoeste (terral), cria tubos incríveis alguns com cerca de 10 segundos de duração.
Mas se prepare!! o crowd aparece e é internacional. Em uma certa ocasião que estive lá, cheguei a ver no estacionamento em frente ao pico, um grupo de surfistas em uma kombi com matrícula (chapa) da Namíbia.
As condições de surf ideais são com ondas de 6 a 8 pés, mas as esquerdas de Mundaka podem passar dos 20 pés, principalmente durante os meses do rigoroso inverno europeu, com uma perfeição nunca vista.
Entre final do mês de novembro a final de março, inverno no hemisfério norte, é o período que se registra uma maior constância de entrada de grandes swells. No entanto é bom estar atento as baixas temperaturas, a água gelada, o crowd, o localismo moderado e o difícil posicionamento no line-up, devido as fortes correntes, que são os fatores negativos.
Se é a primeira vez que vc surfa em Mundaka atenção!!.
Primeiro de uma parada e veja como os outros surfistas agem.
Geralmente para entrar no mar, desde o estacionamento, você tem que andar até o porto e pular na água. Tome cuidado pois na entrada há pedras escorregadias, por isso vá com calma. Ao pular na água e a maré estiver secando a correnteza do rio te leva até o outside, senão se prepare para remar!!!. Para sair é mais fácil. Reme atravessando a saída do rio em direção a igreja. Logo vc vai ver um pedacinho de areia e uma escada que leva vc até o estacionamento
Atenção na entrada para o outside
As melhores sessions acontecem na maré baixa
Correntes fortes e difícil posicionamento
Dicas
A água do mar costuma ser bem fria em toda a região, mas devido ao rio, que traz água de degelo das montanhas, a água na área de Mundaka parece ser congelante. Por isso é aconselhável uso de roupas de neopreme acima de 5mm, botas, luvas e gorros.
As ondas variam de 4 a 20 pés com maiores. São longas com várias seções se alternando de cheias a tubulares. As correntes são fortes o que dificulta muito o posicionamento certo. Voltar remando as vezes é impossível. As melhores "sessions" costumam rolar na maré baixa.
Atenção com o crowd, em alguns dias chega a contar 100 cabeças dentro d água.
Com tanta gente assim as vezes o tempo fecha e o bicho pega feio.
Evite confusão, procure não chegar com muita fome as ondas.
Agora se bater aquela larica depois das ondas, dá para comer uns tapas deliciosos e tomar um bom vinho em um bar chamado Txopos que fica pertinho do estacionamento. Se a intenção é bater um rango mais refinado uma boa opção, também em frente ao estacionamento, é o Casino que tem um menu de peixes delicioso e uma vista para as ondas fantástica.
No mais ENJOY!!!.
Sector Nine - Bamboo Mundaka
Alberto Burguete
Sector Nine/Triple-Eigth/Freestyle/Prorider
albertoburguete@hotmail.com
muito boa a matéria, falou tudo.
ResponderExcluir