segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Venezuela


Playa Los Cocos - Um dos mais tradicionais points de surf da Venezuela

 Venezuela
A Venezuela esta localizada na América do Sul entre a Guiana e a Colômbia. Uma região tropical com clima quente e úmido. Conta a história que quando o explorador e navegador Américo Vespúcio chegou a essa região, avistou uma comunidade indígena vivendo em cabanas construídas sobre as águas do lago Maracaíbo, que lembravam as casas da cidade de Veneza na Itália, dai o nome Venezuela que significa "pequena veneza". 
A porta de entrada é a capital Caracas, uma grande e moderna metrópole que abriga alguns milhões de habitantes, bons points de surf, trânsito caótico, assaltos, favelas, vida noturna bem frequentada, algumas das mulheres mais bonitas do mundo vivem aqui, shoppings centers, enfim tudo que uma capital de responsa possa oferecer.
O país costuma aparecer muito nos noticiários internacionais, devido a ser um dos maiores e mais disputados produtores de petróleo das Américas e de ter suas diferenças políticas que batem de frente com o grande império dos tempos modernos. A figura polêmica, do presidente Hugo Chávez, ajuda a por mais lenha na fogueira.
Playa Los Cocos
A nova cara da Venezuela
Caracas 
Na Venezuela, considerada um dos países mais bonitos das Américas, existem dezenas de praias de água quente e transparente, algumas com boas ondas, vegetação exuberante e ótimas opções de hospedagem. 
No interior, o eco-turismo traz milhares de turistas para vistar a floresta Amazônica que se faz presente com grandes áreas de florestas tropicais praticamente intocadas, montanhas encobertas por neblina, cavernas imensas, rios, cachoeiras, tudo com um bom recheio de antigas lendas.

Temporada de ondas
O litoral da Venezuela, cerca de 2.250km, é totalmente virado para os quadrantes N/NE, e abriga cerca de 30 points de surf conde quebram ondas que podem variar de 2 a 12 pés plus. Entre os meses de Dezembro a final de março, boas e constantes ondulações de N/NE geradas no rigoroso inverno do hemisfério norte, chegam a costa venezuelana, sendo uma das melhores épocas para se fazer uma surf trip e aproveitar bem o potencial local.
Se o objetivo é surfar ondas grandes a melhor época é entre os meses de agosto a final de outubro, quando acontece a temporada de furacões nas regiões do Oceano Atlântico e do Mar do Caribe. Nesse período chove bastante em todo território venezuelano e algumas fortes ondulações geradas por essas monstruosas tempestades tropicais, chegam a trazer ondas grandes e surfáveis. Uma caixa de surpresas, pois nessa ocasiões algumas ondas raras despertam, mas para estar na hora certa e no lugar certo é preciso conhecer bem a região. Alguns desses points que seguram grandes ondulações estão localizados próximos ou dentro da área urbana da capital.
Mapa com a localização dos melhores e mais constantes points de surf
A maioria dos brasileiros que viajam para a Venezuela, costumam ficar hospedados nas Ilhas Margaritas, um grande balneário cheio de hotéis e turistas de todas as partes do mundo. Tem 2 ou 3 points de surf onde quebram ondas razoáveis, que em certas ocasiões chegam a impressionar.
Mas a Venezuela tem muito mais a oferecer.
. As grandes variações de maré e a geografia do litoral, que é bem recortado, criam uma diversidade de opções de surf. Mas lembre-se o surf na Venezuela tem tradição e é praticado desde os anos 50. Geralmente são surfistas tranquilos e hospitaleiros mas é bom não folgar.
2012 - Las chicas extremas de Venezuela
 Equipe Venezuelana de surf amador
Otro Planeta 
Isla Margarita
Francisco Bellorin - competidor venezuelano

OTRO PLANETA
Beach Break (direitas)
Fundo de areia.
Funciona c/ qualquer maré.
Ondas de 3 a 8 pés .
Swell: Noroeste/Norte/Nordeste.
Vento Terral: Leste/Nordeste/Sudeste.


PUNTA CARE
Point Break.
Fundo de areia e pedras.
Funciona com maré média ou alta.
Ondas de 2 a 10 pés.
Ondulação: Norte/Noroeste/Nordeste.
Vento Terral: Sul/Sudeste


PUERTO CRUZ
Point Break
Fundo de pedras lisas
Funciona com qualquer maré
Ondas de 2 a 8 pés
Ondulação: Norte/Noroeste/Nordeste
Vento Terral: Sul/Sudeste

PLAYA LOS COCOS
Beach Break
Direitas e esquerdas.
Ondas: 2 a 10 pés
Ondulação: N/NE
Vento Terral:Sul/Sudeste


LOS CARACAS
Reef Rocky
Direitas
Ondas de 2 a 12 pés
Ondulação: Nordeste/Norte.
Vento Terral: Sudoeste/Sul
Los Caracas - a onda mais longa da Venezuela

Alberto Lhullier Burguete Santos
Sector Nine/Freestyle/Triple-Eigth/Prorider
albertoburguete@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário