quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Ilha de Páscoa



Ilha de Páscoa
A Ilha de Páscoa, também chamada de Rapa Nui é uma das ilhas mais isoladas e remotas do planeta. Este pedaço de terra em formato triangular, perdido em meio a imensidão do Oceano Pacífico situa-se a aproximadamente 3.700 Km da costa chilena e possui uma área não maior a 116km². A ilha foi descoberta no ano de 1722 pelo explorador holandês Jakob Roggeveen, em um domingo de páscoa, e logo o achado do navegador europeu, fez fama pela importante riqueza arqueológica do local, principalmente dos moais, gigantescas estátuas de pedra espalhadas por toda a ilha feitas há mais de 7 séculos atrás.


Mapa da ilha de Pascoa

Porém, há um outro grande atrativo na Ilha de Páscoa, as ondas. 
Vários points de surf estão espalhados por toda a Ilha por isso sempre tem onda em algum lugar, as vezes tem onda até demais. A maior parte dos breaks foram formados por lava vulcânica e a maioria da ondas quebram em frente a costões de pedra, o que torna meio complicado a entrada e saída do mar, Tem que se ter também muito atenção e cuidado com as correntes e ventos fortes, com os fundos de pedras afiadas e com difícil posicionamento no outside. Show de horror tomar uma das séries na cabeça num dia de ondas grandes. Definitivamente surfar na Iha de Páscoa exige muita experiência e muito cuidado. Muitos surfistas na Ilha usam capacetes,contam com a ajuda e resgate de jets skis, de pequenos barcos para chegar ao outside e nunca surfam sozinhos.
Alemão de maresias na adrenalina do momento certo Foto: Aleko Sertgiou
Alemão de Maresias em Mataveri. Foto- Aleko Sertgiou
Rodrigo Koxa um fissurado em ondas grandes e desafiadoras na IIha de Pascoa
Temporada de Ondas
O ano inteiro. A ilha receber swells de todas as direções. 
Sempre tem condições de surf em algum lugar.
Ondas - 3 a 25 pés
Mataveri –  Lado Sudoeste da Ilha. Esquerdas longas quebrando sobre um fundo rochoso muito perigoso na maré baixa. Tem 3 seções e a onda que pode se estender por mais de 300 metros. Tem que se ter muita atenção e uma seletiva escolha das ondas para não ser apanhando na zona da arrebentação.
Ondas: 6 a 20 pés
Motu Hava – Próximo a cidade. Pico preferido dos surfistas e bodyboarders locais.  Esquerdas e direitas quebram sobre um fundo de lava. 
Ondas de 3 a 10 pés.
Vinapu - Um dos picos mais famosos e fotografados da Ilha de Pascoa. As ondas podem quebrar com mais de 15 pés com uma energia impressionante. A bancada rasa de pedra é desafiadora. Um lugar para testar seus limites.
Luiz Saraiva
Mataveri - A G-Land do Hemisfério Sul Foto- Aleko Sertgiou

Alberto Burguete - Surf Repórter
Sector Nine/Breestyle/Triple-Eigth/Prorider/Camerasurf
albertoburguete@hotmail.com
                                                                                                      

Um comentário:

  1. Show, quem sabe um dia conheço esse pico... na minha adolescência ouvi falar na Ilha como opção de surf e hoje vendo o filme Eram os Deuses Astronautas (nada a ver com surf) retomei a curiosidade, juntamente com o artificio da internet, cai no teu blog. Boas dicas, acho que tenho que aumentar meu currículo para cair nestas águas. Um abraço. Felipe Aguiar.

    ResponderExcluir