segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Maresias Brasil - Best Surf Spot


Alemão de Maresias - 12 pés plus -  Maresias SP - Brasil

Brasil - Best Surf Spot
Maresias
Maresias 3 a 5 pés
Bruna Queiroz 4 a 6 pés 
Rodrigo Koxa  5  a 7 pés
Canto do Moreira  6 a 8 pés - Maresias


Maresias tem uma das melhores ondas da América do Sul.
Um beach break, com cerca de 2,5 km de extensão, onde uma série de bancos de areia oferecem ondas fortes e tubulares que podem passar fácil dos15 pés nos maiores swells.
Além de ser um dos mais tradicionais points de surf do litoral paulista, é também campo de treino de alguns dos melhores surfistas de ondas grandes (remada e tow in) do Brasil.
Por ser bem virada para o quadrante sul, essa praia recebe muito bem as grandes ondulações geradas no hemisfério sul, durante os meses de outono e inverno e geralmente a partir do início do mês de maio, começa a temporada de ondas grandes nessa região.
A formula perfeita que a natureza encontrou para dar vida as ondas de Maresias é swell de sul/sudeste e vento terral de leste. 
As ondas podem variar de 2 a 15 pés plus, com alguns dos melhores e mais cascudos tubos já vistos em águas brasileiras. 
Pranchas acima de 7 pés são muito bem vindas.
Durante anos,  a praia de Maresias foi um paraíso, mas com a construção da rodovia rio-santos, vieram junto a especulação imobiliária, os desmatamentos ilegais de áreas de mata Atlântica, as dezenas de construções particulares na beira do mar, muitas delas impedindo o acesso público a praia e milhares de turistas. 
Localizado no estado de São Paulo, o mais populoso, rico e consumista do Brasil, Maresias, antes frequentada só por surfistas e por uma galera alternativa, acabou por se tornar uma das praias mais badaladas de todo o litoral. 
Com centenas de opções de hospedagem e com algumas das melhores casas noturnas e bares de Sampa, que abriram suas filiais no litoral norte paulista, uma impressionante e diversificada "fauna" aparece em peso nos finais de semana, feriados e férias para torrar no sol e a noite cair na balada.
Tem de tudo, desde os famosos playboys da capital em seus carros importados, lutadores de rua apavorando tudo mundo, bombados desfilando que nem meninas, viciados em drogas ligantes e suas noites intermináveis, crowd de surfistas emos posando de surfistas, garotas lindas a fim de tudo (algumas de programa não se iluda), turistas do interior no maior estilo "nos vamos invadir a sua praia" e gringos entupidos de caipirinha e cheirando a bronzeador.
Ainda bem que o verão só dura 3 meses, a semana só tem dois dias de folga e em muitos  dias as ondas quebram acima de 6 pés.
Se for por na balança, ainda dá pra curtir muito esse paraíso.

Maresias
Meio da praia de maresias - 3 a 5 pés
Boas ondas, clima tropical, belas garotas..... falta alguma coisa??
Um banks em frente a praia
Gavin Beshen Model - Sector Nine
Canto do moreira - 6 a 8 pés - Maresias
Expressos de direitas -  6 pés
Eraldo Gueiros  6 a 8 pés 
Eraldo Gueiros - 8 a 10 pés -
Rodrigo koxa - 10 a 12 pés
Alemão de Maresias 12 pés plus

Nota do autor
Comecei a frequentar as praias do litoral norte no final dos anos 70. Ainda não tinha estrada asfaltada e as viagens até Maresias duravam horas, isso quando dava para chegar. Na época de chuvas alguns trechos ficavam totalmente intransitáveis. Viajávamos sempre em 4 ou 5 caras, juntos no mesmo carro, porque era normal atolar várias vezes, principalmente nos trechos em que a estrada passava pela areia das praias. Em certa ocasião, com a subida da maré, chegamos a perder um carro modelo brasília que ficou atolado nas areias da praia de Itaguaré. 
Tudo isso sem celular, internet ou seguro. 
Era uma época de aventura, onde dava para acampar por vários dias nas areia das praias do litoral norte de São Paulo em frente as ondas sem ter medo de ser assaltado. O crowd era insignificante e tudo mundo se conhecia. Tenho até hoje na memória o cheiro da maresia e da mata atlântica que senti na primeira vez que pisei nas praias do litoral norte paulista, da cena inesquecível quando entrei pela primeira vez no sertão de Camburi, no meio da mata fechada onde estreitas trilhas te levavam a pequenas casas de madeira, construídas em cima das árvores, onde vivam alguns surfistas mais velhos. A sensação inesquecível de estar 100% ligado a natureza, quando íamos remando pelo rio até o canto esquerdo da praia de Camburi e na primeira vez que senti o vento leste (terral) na cara, ao remar para a primeira das muitas ondas de Maresias que transformariam minha vida.

Alemão de Maresias 12 pés plus  
SNI 8 pés
SNI - 6 a 8 pés
8 pés de pura energia 
O gringo surfista/músico/style, Donovan Frankreimer, a caminho de Maresias, a bordo da Kombi da cerveja Skoll!!!

Alberto Burguete - Surf Repórter
albertoburguete@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário