terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Libéria - Africa Ocidental




LIBÉRIA - ÁFRICA OCIDENTAL
Robertspoort 
A onda esquecida por Deus

O continente Africano ainda guarda muitos segredos. 
 Para os surfistas aventureiros, a Africa é um continente mágico, onde a natureza se faz presente como em nenhum lugar do mundo. 
Se a costa oriental do continente africano, é considerado o paraíso dos points breaks de direitas perfeitas, o que dizer da costa ocidental. Uma verdadeira disneylândia de points breaks com esquerdas de sonho.
Entre as que já constam na lista das Best Waves da África, uma se destaca na costa ocidental, localizada em um pequeno país conhecido como Libéria.
Robertspoort esta localizado no extremo norte, próximo a capital Monróvia e suas ondas são conhecidas e surfadas desde os anos 60.

Mamba Point
Por ser uma região conturbada, com um passado marcado por guerras étnicas, assassinatos em massa, trafico de diamantes e exércitos de crianças, pouco surfistas se arriscaram a surfar e a visitar o país. Um verdadeiro barril de pólvora.
Só pra vocês entenderem: Na época em que os países europeus "lotearam" a África, os Estados Unidos já independente, comprou uma grande área na costa ocidental, para onde enviava os escravos negros que de alguma maneira haviam conquistado a liberdade. Os negros americanos libertos, recém chegados com outros costumes, entraram em choque com os negros nativos dessa região e ai começou um stress que culminou em várias e sangrentas guerras internas pela disputa do poder. O resultado foi devastador. Fome, miséria, famílias destruídas, milhares de crianças abandonadas e uma legião de aleijados e desabrigados. Um caos incontrolável. O filme Diamante de Sangue mostra um pouco da realidade que os africanos dessa região viveram. 
Mas falando em surf, Mamba point e suas esquerdas de sonho encantaram o surfista/brasileiro e aventureiro Tito Rossemberg, que durante a década de 70 viveu como um nômade a caça de ondas perfeitas pelo mundo. Tito  chegou a acampar por cerca de 50 dias em frente a esse pico. 
  “O ‘point é tão constante e as ondas tão perfeitas que ficava difícil seguir viagem”. Robertspoort  é o nome desse lugar!!! Dizia Tito quando contava sobre suas aventuras na África.
Durante os anos 80 e 90, apesar da Libéria ser considerada um dos destinos mais perigosos do mundo, as esquerdas de Robertspoort, receberam vários surfistas que influenciaram os jovens locais das vilas costeiras.  Atualmente vários africanos surfam diariamente e até rola um campeonato local com o apoio de surfistas estrangeiros que moram no país. 
O país hoje atravessa uma fase mais estável e segura mas os efeitos da guerra civil ainda estão muito visíveis em todos os cantos e no coração das pessoas.

Quando a ondulação esta alinhada as ondas podem quebrar por mais de 200 metros
Tem um antigo hotel/restaurante abandonado em frente as ondas
Tito Rossemberg acampado em Robertport - Década de 70
Surfistas estrangeiros visitam constantemente as perfeitas ondas da Libéria
.
Surfista Local



Robertspoort - Mamba Point
A melhor época para o surf é durante a estação chuvosa que vai de Maio a Outubro
  Ondas de 3 a 10 pés
Swells bem constantes de NW/W/SW/S
Entre os meses de Julho e Agosto, venta forte e as condições de surf as vezes ficam meio prejudicadas. Nesse período as melhores seções de surf ocorrerem de manhã bem cedo antes do vento entrar.
Na estação seca, Novembro a Abril, as ondas variam de 2 a 6 pés com alguns dias de mar flat. Geralmente nesse período os ventos tem fraca intensidade e há pouca agitação marítima.

Surfista local durante o campeonato anual realizado na Libéria
Nos dias de ondas pequenas a seção do inside proporciona condições para boas manobras
Surfista gringo voando na seção do inside

Alberto Burguete - Surf Repórter
Sector Nine/Freestyle/Triple-Eigth/Prorider
albertoburguete@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário