segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Israel - Oriente Médio


 
Jerusalém


ISRAEL
Surf na terra prometida.
Durante os meses de outono e inverno as ondas podem chegar a 8 pés


Israel é um pequeno país localizado no Oriente Médio, exatamente na boca do caldeirão. 
Uma região que esta prestes a explodir e ser palco de um conflito armado de grandes proporções, que pode atingir toda a humanidade. 
Fazendo fronteira com países de maioria islâmica como Egito, Líbano, Jordânia e o território Palestino e desde a sua criação na década de 50, Israel vem tendo sérios problemas de convivência com seus vizinhos.
A impressão que dá é de que os israelenses são fissurados em um conflito e fazem de tudo para aparecer nos notíciários internacionais.


 Um pais armado até os dentes, vivendo uma paranoia generalizada a espera do juízo final. Mas a verdade é que muita gente que mora em Israel, esta 100% envolvida e se esforçando em encerrar os conflitos armados, tentando superar as diferenças sociais, religiosas e politicas o mais rápido possível.
Apesar de toda essa politicagem, e dos constantes ataques e atos de terrorismo,
muitos descendentes de judeus que viviam em outros países partiram para Israel, inclusive muitos surfistas. Por isso apesar de serem extremamente patriotas, os surfistas israelenses não praticam o localismo. Pelo contrário, são super hospitaleiros e cordiais e adoram receber surfistas de fora.
Conta a história que o surf em Israel começou com a chegada de um médico judeu no começo dos anos 50, chamado Dorian Pascowitz, que veio como voluntário para cuidar dos soldados feridos durante a guerra dos 6 dias.

Dorian Pascowitz década de 50

Doc era surfista na Califórnia e trouxe 6 pranchões com o desenho da estrela de Davi e faixas azuis no deck, imitando a bandeira israelense. A ídéia de Doc era difundir o surf em Israel e montar uma equipe de surf nacional para representar o país no exterior. A equipe nacional de surf não deu certo, mas o surf cresceu e muito. Atualmente milhares de surfistas lotam os mais de 80 points de surf espalhados pelos 300 km de litoral. O aparecimento de bons shapers, grandes surf shops e o ativo intercâmbio feito pelos surfistas locais estão criando condições de Israel produzir bons competidores e transformar o surf em um esporte nacional. O governo fez grandes obras de infra-estrutura em todo o litoral ,alterando a característica natural de algumas praias, fazendo uma série de construções na orla que acabaram por melhorar as condições para o surf.
Algumas das melhores ondas de Israel quebram ao lado de pontões de pedras, saídas de marinas e dos vários quebra-mar existentes.
As ondas variam nos meses de verão, junho a final de agosto, de 2 a 4 pés. A água fica quente e as praias lotadas com um grande crowd de surfistas iniciantes. Nos meses de outono e inverno, final de setembro a final de março, as crianças já estão nas aulas e o mar mediterrâneo começa a apresentar uma maior agitação marítima, criando boas ondulações que podem trazer ondas de até 8 pés.
Apesar de alguns swells terem curta duração, podendo durar apenas algumas horas, o número de surfistas em um dia de boas ondas chega a impressionar  A comunidade de surfistas locais mantêm um serviço de informação das condições do mar de primeira e as grandes marcas do mercado surf investem forte em atletas e campeonatos locais.
As maiores centros de surf do país são a capital Tel Aviv, e as cidades de Ashdod ao sul e Herzelyya, Netanya e Haifa ao norte.
Boa Viagem!!!

Surf moderno em Hilton beach - Tel Aviv

Crowd em um bom dia de ondas - Tel Aviv
Surfistas ativistas de Tel Aviv
Muitos jovens israelenses aproveitam para ter aulas de surf
Grandes marcas da surf wear investem forte em Israel
Bons eventos de surf aquecem o mercado do surf
Competidor em Hilton Beach - Tel Aviv
O pôr do sol em Israel lembra a costa da Califórnia
Mapa com a localização de alguns dos melhores points de ondas
300 km de litoral com dezenas de opções
Acadia Beach - Herzelyya
A construção de paredões e de vários quebra-mar criaram bons fundos
Bat -Yan
São mais de 80 points de surf
Tel Aviv
Acadia Beach - Herzelyya
Backdoor - Haifa
Backdoor - Haifa
Zvulun Beach - Herzelyya
Kontiki-Beach - Netanya
Surf Grils -Tel Aviv
Dolphinarium - Tel-Aviv
Marina - Herzelyya

Alberto Burguete
Sector Nine/Freestyle/Triple-Eigth/Prorider
albertoburguete@hotmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário