terça-feira, 28 de agosto de 2012

Billabong Pro Tahiti



Mick Fanning

O australiano Mick Fanning, venceu o Billabong Pro Tahiti 2012 e abriu mais de 3.000 pontos de vantagem na corrida pelo título mundial na etapa que fechou a primeira metade do ASP World Tour 2012. 
A sua segunda vitória na temporada foi conquistada com a nota 9,5 do último tubo que surfou nas ondas clássicas de 4-6 pés da segunda-feira em Teahupoo 

 A vitória veio nos minutos finais, repetindo a virada sobre o catarinense Ricardo dos Santos nas quartas de final, quando tirou o brasileiro com a terceira nota 10 do campeonato este ano.
 A primeira foi do francês Jeremy Flores e a segunda do paulista Gabriel Medina, ambas no domingo. 
Fanning teve muito trabalho para quebrar um longo jejum de 13 anos sem vitórias australianas em Teahupoo. 

Ricardo dos Santos

A última tinha sido em 1999 com o campeão mundial daquela temporada, Mark Occhilupo, 43 anos. 
Na  final contra o australiano Joel Parkinson a vitória foi por 18,87 a 18,37, meio pontinho que rendeu 45 mil dólares, pois o prêmio para o campeão era 75 mil dólares, enquanto para o vice é de 30 mil dólares. 
Joel Parkinson lamentou mais uma derrota em finais neste ano. A primeira foi para o havaiano John John Florence no Billabong Rio Pro, a etapa brasileira do WCT no Rio de Janeiro. 

Gabriel Medina
 O resultado do Billabong Pro Tahiti só provocou uma mudança de nomes entre os 22 primeiros colocados no ranking que são mantidos na elite para o ASP Tour 2013. 
O norte-americano Damien Hobgood ganhou a vaga antes ocupada pelo australiano Bede Durbidge.
Já o Brasil permanece com cinco surfistas entre os top-22, Adriano de Souza que caiu do quarto para o sexto lugar, Gabriel Medina em 13.o, Heitor Alves em 14.o, Miguel Pupo em 18.o e Alejo Muniz dividindo o vigésimo lugar com o português Tiago Pires e o australiano Kai Otton na rabeira da zona de classificação para o WCT do ano que vem.

Miguel Pupo

Na ponta de cima da tabela, Mick Fanning disparou na frente do ranking, Joel Parkinson se isolou na vice-liderança, John John Florence subiu para o terceiro lugar e Kelly Slater desceu da segunda para a quarta posição com a derrota prematura para Ricardo dos Santos na terceira fase.
Taj Burrow foi outra vítima do catarinense, mas se manteve em quinto lugar, superando Adriano de Souza, que perdeu duas posições e agora é o sexto colocado com mais de 10.000 pontos de distância para o líder Mick Fanning.


RESULTADOS DO BILLABONG PRO TAHITI

Campeão: Mick Fanning (AUS)
Vice-campeão: Joel Parkinson (AUS)
 5.o lugar  Ricardo dos Santos (BRA) e  Gabriel Medina (BRA) 



ALBERTO BURGUETE
Sector Nine/Freestyle/Prorider/Triple-Eigth
albertoburguete@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário