segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Gana -África Ocidental


Warriors King Coast.
Gana - África
Se vôce esta procurando um lugar onde quebram ondas grandes e desafiadoras, definitivamente Gana não vai estar incluida na sua rede de opções.
Agora, se vôce procura um lugar onde quebram ondas de qualidade mas com um power mais "relax" com certeza Gana é o destino certo.
Localizada na costa da África Ocidental, Gana tem aproximadamente 500 km de litoral plano o que faz com muitos visitantes estrangeiros percorram essa região de bicicleta.
Por ter sido no passado um grande entreposto de comercialização de escravos, o litoral de Gana tem dezenas de antigas fortificações construídas pelos portuguesas e ingleses, por sinal muito bem preservadas e que podem ser visitadas. Alguns dos melhores points de ondas ficam exatamente nesses locais, o que cria um visual bem diferente e exótico.


A semente do surf em Gana, foi plantada no começo da década de 60, quando a equipe de filmagens do surf movie "Endless Summer" esteve por lá.
Os caras surfaram ondas razoáveis em alguns points de surf da área urbana da capital Accra. Depois disso Ghana entrou para a lista de locais preferidos de surfistas que procuram, água quente, clima tropical, ondas bem manobráveis e de quebra ter uma experiência positiva em terras africanas, vivendo a realidade de um dos continentes mais mágicos desse planeta. 
Acreditem em mim é uma lição de vida!!.
 Hoje, 50 e poucos anos depois, o surf já faz parte da vida de muitos jovens ganenses e com a visita constante de surfistas estrangeiros, o surf esta crescendo em Ghana.
Os surfistas locais são muito hospitaleiros e adoram receber os estrangeiros e se vôce além de surfar gosta de futebol, vai se sentir em casa!!.
O point mais frequentado e constante se chama Busua Beach, considerada também uma das praias mais bonitas de toda África, onde além das boas ondas, existe a única surf shop e escola de surf do país, gerenciadas por surfistas locais. A Black Star Surf Shop serve também como ponto de encontro e troca de informações. Em Busua Beach alguns bares e restaurantes e até locais para hospedagem estão a disposição dos surfistas estrangeiros.
Por estar na região do Golfo da Guiné, o clima em Gana é mais úmido e durante os meses de verão, Dezembro a Março, chove muito. As ondas ficam variando de 2 a 5 pés  em média sem nada de especial.
O litoral de Gana é totalmente virado para o quadrante sul e a melhor época para surfar, com a garantia de se pegar boas ondas, é entre o ínicio de maio a final de setembro.
O clima fica mais seco com temperatura agradável e constantes ondulações, geradas dos quadrantes sw/s/o, atingem o litoral trazendo ondas de até 8 pés.



Abaixo alguns dos principais picos de Ghana:

LABADI BEACH – O melhor point de surf na urbana de Accra ( capital ). Beach break localizado na boca do lago Kpeshie e em frente a um Hotel-Resort 5 estrelas.
NYANYAANO – Direita que quebra na boca de um rio. 
THREE POINTS – Funciona melhor com maré média e swell sem vento. Direitas clássicas sendo considerado o melhor pico do país.
MUTRAKNI POINT – Pico de esquerdas o que é raríssimo em Ghana. Com um bom swell quebram ótimas ondas..
WINNEBA – Pico localizado bem em frente  a uma vila de pescadores. As ondas quebram com melhor formação na maré cheia e nos dias de swell grande o outside conecta com a seção do Inside produzindo longas paredes.
ELMINA – Point break com direitas lentas e cheias que quebram em frente a um forte Português do século XV.
ABOESI – Onda para a direita, protegida da ação dos ventos.
TAKORADI – Direitas quebrando no lado oeste do Porto. 
DIXCOVE – Uma onda para a direita bem extensa que quebra em frente do Castelo Dixcove. Pico protegido dos ventos e bem constante.  
BUSUA BEACH – Paraíso tropical com areia branca e palmeiras sendo considerada uma das praias mais bonitas da África. Beach break bem constante com boas direitas e esquerdas. Local de treino dos surfistas ganenses. Por ter opções de hospedagem a maioria dos surfistas estrangeiros que visitam Ghana ficam em Busua.


ALBERTO BURGUETE - SURF REPÓRTER

Sector Nine/Freestyle/Triple-Eigth/ProRider
albertoburguete@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário