quarta-feira, 22 de agosto de 2012

El Salvador


  El Salvador - Paraíso dos Point Breaks 
O pequeno litoral Salvadorenho, de apenas 320 km, é voltado para o Oceano Pacífico e oferece condições excelentes para uma surf trip, pelo fato de abrigar cerca de 10 points de surf considerados "world class", na sua maioria point breaks de direitas, onde algumas ondas chegam a quebrar por uma extensão de até 200 metros.
Aqui não tem temporada de surf. As ondas quebram com uma constância incrível e segundo os locais, são mais 300 dias de surf, sempre tendo algum point quebrando com ondas de boa qualidade.
El Salvador já viveu no passado, período de 12 anos de guerra civil que geraram muito sofrimento, mas o surf e o turismo estão contribuindo na restruturação da economia local.




Muito jovens Salvadorenhos se espelham nos surfistas estrangeiros, atualmente já há um número considerável de surfistas locais, por isso é importante que os surfistas visitantes tenham uma postura humilde de camaradagem e sem preconceitos..
A melhor época para surfar em El Salvador é durante a estação chuvosa (maio a outubro), quando as ondulações de Sul chegam a América Central, trazendo ondas que variam de 4 a 8 pés em média. A maioria dos dias tem predomínio do sol com pancadas de chuvas geralmente a tarde e a noite.
Já na estação seca (novembro a abril) os dias são ensolarados, as temperaturas ficam mais altas, há alguns dias de mar flat e os ventos variam muito de direção deixando as condições para surf meio irregulares, mas tem surf!!. 
  Marcelo Bóscoli entubando no expresso Salvadorenho
El Salvador está dividido em 2 principais áreas de surf : 
 A primeira delas, no noroeste, concentra vários ‘’points’’ de alta qualidade, a partir da cidade costeira de La Libertad e se estende para o norte, ao longo de uma costa montanhosa, passando por Sunzal e El Zonte.
 A outra área é conhecida como o Leste Selvagem. Esta área remota é menos movimentada, lá estão situadas duas ondas “world class” , também para a direita, Las Flores e Punta Mango.
Las Flores
A temperatura da água varia entre 26ºC e 29ºC durante todo o ano. O ar no litoral é quente e úmido. Os ventos são insignificantes ou offshore no período da manhã, geralmente se intensificando um pouco no começo da tarde. Muitos dos picos de surf são bem protegidos e surfáveis ​​durante todo o dia. Proteção com fator alto contra o sol é obrigatória. Botinhas são sugeridas na maré baixa.

La Libertad
Esta cidade é a capital do surf no país, onde você vai encontrar lojas de surf e lugares para concertar pranchas quebradas. 

Punta Roca:  

Na cidade de La Libertad há um point break clássico de direitas. Há três seções principais, a primeira é uma onda oca e rápida chamada "The Point.” 
Existe também a sessão intermediária chamada Cemitério e mais para o inside, bem na frente dos restaurantes da cidade é chamada de La Paz, uma onda boa para o longboard. Muita atenção na maré baixa!!. A "mama roca" uma grande pedra que aparece logo após o drop e fica totalmente exposta. 
Conchalio, Cocal e San Blas: mais de 10 km de beach breaks muito bons. Também em Cocal ha um point break de direitas.

La Bocana : É o único point break de esquerda de qualidade no país! La Bocana é uma esquerda potente com boas sessões para manobras podendo ficar mais tubular na maré seca. 
Sunzal:  Este é provavelmente o mais popular pico de surf em El SalvadorEste pico esta sempre maior e é mais consistente que todos os outros picos Salvadorenhos. Possui fundo de pedra com águas profundas e segura qualquer tamanho de swell. 


El Zonte: Point break de direitas com belo visual e alguns restaurantes em frente do mar. Aqui Existem alguns Surf Camps e acomodações com bons preços. Quando o surf esta pequeno há uma seção muito boa e tubular. Funciona mais de novembro a dezembro.
KM 59: Essa onda quebra dentro de um condomínio fechado com ondas cavadas e tubulares.
 KM 61: Outro point de direita ao lado do KM 59 com ondas de qualidade.
Las Flores: Uma enseada cercada por uma densa floresta tropical, possui um point break de direita de excelente qualidade e extensão. Point break clássico super divertido. Na praia é possível avistar formações rochosas impressionantes e piscinas formadas pela mudança da maré.

 Sunzal

Las Flores 
Punta Mango: É considerada uma das melhores ondas em El Salvador, nos melhores dias é um tubo do início ao fim da onda. Punta Mango tem uma história interessante. Os primeiros a surfar esse pico, no início dos anos 70, foram surfistas viajantes norte americanos. Naquela época eles chamavam o local por seu nome correto "Punta El Floral". Houve uma pequena comunidade de surfistas que ficaram no point por  alguns meses mas o point permaneceu em segredo por muito tempo. Recentemente, os caminhos para Punta Mango foram reabertos e os moradores de lá estão sempre dispostos a dar boas vindas aos surfistas.

 Punta Mango
ALBERTO BURGUETE
Sector Nine/Freestyle/Triple-Eigth
albertoburguete@hotmail.com

Um comentário:

  1. EL Salvador is great place to spend weekends and if you are coming to have an wonderful experience of waves, great view, and an awesome crowd and it is well known for lots of activates at beach spot to enjoy your trip with friends and family.

    ResponderExcluir