Tradicionalmente, esse pequeno país, não é um lugar onde quebram ondas grandes e desafiadoras, com exceção de alguns reefs localizados na costa do Caribe, mas é sim um lugar onde com certeza, qualquer surfista, independente do nível de surf, equipamento ou idade vai se divertir.. e muito!!!. .
São dezenas de points de surf, espalhados pelas duas costas, Pacífico e Caribe, onde quebram ondas de qualidade e de fácil acesso.
Mas se você procura um pouco de privacidade, é só se aventurar pelas estradas secundárias, tendo em mãos um bom mapa e um carro com tração 4x4, com certeza irá encontrar um pico de ondas perfeitas, só para vôce e seus companheiros (as) de viagem.
Surfers Playground
Região do Caribe
São aproximados 200 km de costa banhados pelo mar do Caribe, desde a fronteira com o Panamá até a fronteira com a Nicarágua, na província de Limón.
O clima quente e úmido proporciona praias cercadas de mata exuberante e altas ondas.
A partir de San José, chega-se à região de Limón, onde estão o Parque Nacional Cahuita, Mazanillo e as belas praias de Puerto Viejo, através da rodovia 32..
A cidade de Puerto Viejo, tem uma atmosfera bem "rasta", alguma agitação noturna e nas suas proximidades, vários picos de ondas consideradas "world class".
Em 1991 um terremoto sacudiu essa região, elevando significativamente o fundo de recifes e coral de algumas praias, mas as ondas continuam a quebrar com qualidade e perfeição.
"La inspiracion" antes de encarar a Salsa Brava
Salsa Brava
"La inspiracion" antes de encarar a Salsa Brava
Salsa Brava
Caribe - Costa Rica
O surf nessa área definitivamente não é para iniciantes. As ondas quebram sobre bancadas rasas e perigosas exigindo muita experiência.
Melhor temporada para os surf: Novembro a Março.
Ondas: 4 a 10 pés.
Points de Surf:
Manzanillo : Beach Break localizado dentro de um Parque Nacional a 30 km ao sul de Puerto Viejo. Acesso fácil por estrada pavimentada. Ondas rápidas e tubulares com tendência a fechar quando as ondas quebram acima de 6 pés (2 metros).
Salsa Brava : Localizada na cidade de Puerto Viejo.
A ondulação gerada no mar do Caribe chega de águas profundas para se encontrar com uma bancada rasa, onde quebra uma direita tubular fantástica.
Quando quebra grande é considerada uma das ondas mais casca–grossa da América Central.
A entrada e saída do mar é feita através de um pequeno canal no recife, fique atento!!.
Weastfalia - Uma série de bancos de areia, onde quebram esquerdas e direitas, em direção ao sul da cidade de Limón.
Muito consistente, mas ondas tendem a fechar quando o swell fica muito grande.
Isla Uvita - Uma ilha ao largo da costa de Limón, acesso de barco. Aqui você encontrará uma esquerda longa e poderosa quebrando sobre um recife vivo.
A ilha pode ser avistada desde a praia Westfalia. Não há acomodações.
Playa Costa Rica Bonita: Ondas fortes quebrando sobre um raso recife. Lugar para surfistas experientes.
Localizado a apenas 5 km ao norte de Limon, fácil acesso.
Pacífico Central
Nesta região situa-se o Parque Nacional Manuel Antônio, que agrega praias belíssimas e intensa vegetação.
Para além do parque, esta é a região em que a mata literalmente invade as praias e além do mar, o visitante tem oportunidade de avistar animais e de estar em contato com flora e fauna diversificadas.
Temporada de ondas: Maio a Outubro, mas atenção é também a estação chuvosa, apresentando maior intensidade pluviométrica entre os meses de Setembro e Outubro.
Muitos acessos as praias chegam a ficar intransitáveis.
Ondas: 2 a 8 pés em média
Região de Jaco
Jaco é a cidade de praia mais popular da Costa Rica , a cerca de 120 km de distância da capital San José.
Aqui vôce vai encontrar surf shops, lojas de artesanato, bons hotéis, restaurantes, surfistas de todas as partes do mundo, alguma agitação noturna e claro boas ondas.
Del Mar Surf Camp - Jaco
Del Mar Surf Camp - Jaco
Jaco
Jaco Beach: Beach Break com várias valas onde quebram esquerdas e direitas divertidas variando de 2 a 6 pés. Acima disso as ondas costumam fechar. Um bom lugar para fazer o primeiro ataque as ondas ao se chegar a Costa Rica
Jaco Beach: Beach Break com várias valas onde quebram esquerdas e direitas divertidas variando de 2 a 6 pés. Acima disso as ondas costumam fechar. Um bom lugar para fazer o primeiro ataque as ondas ao se chegar a Costa Rica
Roca Loca – O acesso é feito por uma trilha, descendo um penhasco íngreme e a entrada para o outside é feito por um pequeno canal entre as pedras.
Direitas fortes quebrando sobre um fundo rochoso. Pico para surfistas experientes. Funciona melhor na maré alta e swell acima de 6 pés.
Roca Loca
Roca Loca
Playa Hermosa - A cerca de 15 minutos de distância em direção ao sul de Jaco. Beach Break muito constante, considerado um dos melhores da América Central. Sempre tem onda!!. Uma caixa de surpresas com a formação das ondas variando bastante. Melhor na maré enchendo e cheia.
Ao longo da praia, em direção ao sul, você irá encontrar alguns surf camps instalados em frente a uma série de bancos de areia como:
Cabinas Las Olas, o Gate, a Árvore e a grande atração da área chamada Tulin Rivermouth, uma saída de rio, onde geralmente as ondas quebram maiores do que nos outros picos.
Boca Damas: Beach Break com esquerdas e direitas. Pouco crowd.
Funciona melhor na maré média/alta e ondas de até 6 pés. Acima disso as séries costumam fechar.
Quepos:Tem uma boa esquerda na praia da cidade, em frente aos restaurantes, e um pico com ondas para os dois lados, quebrando sobre um banco de areia na saída de um rio.
Funciona melhor na maré enchendo.
Pacífico Sul
Temporada de ondas: Maio a Outubro.
Dominical – pequena surf village, com várias opções de hospedagem em frente as ondas.
Beach Break clássico com cerca de 1,5 km de extensão. Ondas fortes quebrando para os dois lados. Um pouco de crowd nos melhores dias
No extremo norte da praia, tem uma onda muito boa chamada Baru, quebrando em frente a boca de um rio.
Funciona melhor na maré cheia. Cuidado com as pedras.
Em direção ao Sul de Dominical há uma grande variedade de ondas solitárias, quebrando sobre fundos de coral.
Drake Bay - A área é um Parque Nacional, sendo considerado um dos lugares mais selvagens da Costa Rica. Tem um grande potencial de surf mas é raramente surfada, devido ao difícil acesso que é feito só de barco. Não há nenhuma opção de hospedagem mas é possível acampar, desde que você leve tudo que precisar. A melhor onda da região quebra na saída do rio Sierpe. Quem já foi garante que a onda é excelente.
Matapalo: Localizado do outro lado da baia, bem em frente a Pavones. Um lugar lindo com a natureza praticamente intocada e algumas opções bem jungle de hospedagem. Uma onda extensa para a direita, com 3 picos diferentes que se conectam nos maiores swells quebrando por mais de 200 metros. Uma boa opção para fugir do crowd. O acesso pode ser feito de carro (4x4) desde a cidade de Jimenes.
Pavones
Pavones - Considerada a segunda esquerda mais longa do mundo, ficando somente atrás da famosa Chicama, no Peru. As esquerdas podem chegar a 10 pés, com paredes tão extensas que chegam a percorrer cerca 800 metros. Funciona com qualquer maré, mas fique atento as pedras lisas que aparecem quando a maré esta muito baixa. Um pouco inconstante, precisando de um swell de sul acima de 5 pés para começar a funcionar.
Pavones
Pavones
Região de Punta Arenas
Temporada de ondas: Maio a Outubro.
Nessa área estão alguns dos melhores points de surf para quem gosta de surfar com Longboards.
Boca Barranca - Point Break de esquerdas cheias, extremamente longas e manobráveis.
Paraíso dos longboarders. Funciona melhor na maré baixa.
Quando o swell de sul entra bem alinhado as ondas podem quebrar por cerca de 1 km.
Boca Barranca
Puerto Caldera - Precisa de um bom swell de sul para funcionar.
As ondas quebram dos dois lados de um quebra-mar. Esquerdas mais cheias do lado direito e direitas mais cavadas no lado esquerdo.
Playa Escondida - Acesso somente de barco. Esquerdas e direitas quebrando em cima de um laje de pedras submersas.
Onda forte, tubular e rápida. Só tem condições para o surf na maré alta.
Playa Tavives: Beach Break com esquerdas e direitas.
Para ficar nessa área só acampando.
Playa Valor: Esquerda quebrando no lado sul de uma saída de rio.
Pico para surfistas experientes. Funciona melhor na maré baixa..
Pacífico Norte: Guanacaste
A província de Guanacaste é famosa pelas suas praias que se alinham em seus aproximados 200km de costa.
A região, devido a grande variedade de opções de ondas, é considerada uma das melhores do mundo para a prática do surfe.
O bom clima e as águas cristalinas atraem também praticantes de pesca e mergulho.
Temporada de ondas: abril a outubro.
Um bom lugar para se fixar uma base e explorar essa região é a surf city de Tamarindo, a cerca de 5 horas de distância de San José
Boas opções de hospedagem, restaurantes, boas ondas e uma nigth mais ativa com ótimos lugares para curtir.
Tamarindo
Tamarindo
Playa Tamarindo – Na cidade existem dois points.
1-El Estero: Uma saída de rio com um fundo excelente onde quebram boas ondas.
Langosta – A cerca de 1 km em direção ao sul da cidade de Tamarindo.
Boas direitas e esquerdas quebram em frente a uma saída de rio (rivermonth).
Geralmente as ondas quebram um pouco maiores do que os outros picos ao redor,
Funciona melhor com a maré enchendo ou cheia.
Avellanas – Pico bem constante, localizado a cerca de 10 km ao sul de Tamarindo
O fundo dessa praia é uma mistura de areia e coral. São 5 points de surf diferentes espalhados pela praia com direitas e esquerdas. Funciona melhor na maré média ou alta.
Avellanas
Playa Grande - Beach Break com direitas e esquerdas perfeitas, a cerca de 20 min ao norte de Tamarindo. Pico muito consistente apresentando melhores condições de surf na maré enchendo. Essa praia também é local de desova das Tartarugas gigantes . Elas podem ser vistas na praia todas as noites
Playa Grande
Playa Grande
Playa Negra – Ao sul de Tamarindo. Considerado um dos melhores points de surf da América Central. Direitas perfeitas com tubos incríveis e algumas esquerdas, bastante crowd quando as condições estão clássicas.
Pico para surfistas experientes. Funciona melhor na maré cheia. Bem perigosa na maré baixa com várias pedras aparecendo.
Nosara: Ao sul de Tamarindo. Vários picos espalhados pela praia.
Destaque para Guiones onde quebram boas ondas para os dois lados e Olgas que segura bem os maiores swells.
Mal Pais : Um ótimo lugar para surfar sossegado em uma das últimas áreas praticamente desertas dessa região.
Tem cerca de 5 points de surf diferentes. O destaque fica por conta de uma direita bem extensa que quebra em frente a área de camping.
Roca Bruja – Uma das melhores ondas da Costa-Rica.
Beach Break com direitas e esquerdas perfeitas, quebrando em diversos bancos de areia que se formam ao longo da praia.
Acesso feito de barco saindo de Playa del Coco ou de carro, atravessando a Reserva Florestal, que dá acesso ao pico.
Um carro 4X4 é fundamental já que o acesso é feito por estrada de terra que fica bem prejudicada na temporada de chuvas.
É permitido acampar na reserva, mas existe uma taxa a ser paga e é necessário levar barracas, mosquiteiro e todo alimento.
Roca Bruja
Portrero Grande (Ollies Point) - Já quase na fronteira com a Nicaraguá.
Point Break de direitas clássico que ficou famoso no filme “The Endless Summer ll”.
Acesso feito somente com barco que sai do vilarejo de Playa del Coco.
Precisa de um swell acima de 6 pés para mostrar todo seu potencial.
Essa praia também foi área de contrabando ilegal de armas para os sandinistas da Nicaraguá na época da guerra civil.
Ollies Point
Ollies Point
Em algum lugar na Costa Rica
Nota do Autor:
Estive por lá em 1996 durante o mês maio. Ganhei as passagens de um patrocinador do nosso serviço de informação via fone Disk Surf.
Quando chegamos ao aeroporto de San José (capital) encontramos uma galera de Maresias-SP e acabamos alugando dois carros e viajando juntos.
Foram 25 dias subindo e descendo a costa do Pacífico. Nunca surfei tanto! quando voltei ao Brasil fiquei até desanimado com as condições de surf daqui.
Pegamos as melhores ondas em Roca Bruja, Playa Grande, Playa Hermosa, Dominical e Pavones.
Show de surf, um verdadeiro paraíso!
Show de surf, um verdadeiro paraíso!
ALBERTO BURGUETE
Sector Nine/Freestyle/Prorider/Triple-Eigth
Nenhum comentário:
Postar um comentário