quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Peru - South América




Mancora

O Peru é um dos destinos para uma Surf Trip que deve constar em seu "currículo".
É aqui perto, o custo da viagem é baratinho, tem boas ondas e serve até como um "estágio” para se adquirir experiência e segurança, para futuramente encarar ondas grandes em bancadas rasas de coral .
São aproximadamente 2.400 km de litoral árido, virado para o oceano Pacífico, onde existem uma infinidade de picos de surf que oferecem uma variedade incrível de opções de ondas.
O surf tem tradição no Peru, com vários surfistas peruanos figurando na lista dos melhores "big riders" do mundo. E não é de se estranhar. Só para se ter uma ideia, em 1965 o experiente surfista local Felipe Pomar sagrou-se o primeiro campeão mundial de surf e foi um dos poucos surfistas a sobreviver e surfar ondas geradas por um tsunami, que chegaram a costa peruana, na ocasião do terremoto de 1974.

Com uma constância absurda de entrada de bons swells e ondas que podem chegar a mais de 20 pés, a costa peruana é considerada uma verdadeira Disneylândia para quem gosta de surfar ondas grandes e extensas.
A cultura, o clima, a água gelada, os nevoeiros de manhã cedo e um pouco de localismo, dão um toque todo especial para as ondas peruanas.

Pico Alto

Cabo Blanco

O litoral Peruano pode ser separado em três regiões.
A região do litoral Sul: é onde quebram as maiores ondas. A temporada para quem curte o Big Surf é durante os meses de Maio e Junho. 
A região Central: é muito famosa pelas esquerdas quilométricas que costumam quebrar durante o ano todo, com mais intensidade nos meses de Abril a Setembro.
A região Norte: apresenta melhores condições para o surf de Novembro a Março recendo boas ondulações de norte com ventos mais fracos. 

Região Pacífico Sul
Aqui quebram algumas das maiores ondas do Peru. A água é um pouco fria e a formação das ondas as vezes deixa a desejar. Mas aqui rola muito surf. São dezenas de picos. 
Abaixo as características de alguns deles.
 Boca Del Rio: Direitas e esquerdas quebrando sobre um fundo de areia e pedras. Bastante correnteza em alguns dias. As ondas podem chegar a 12 pés.
Playa Pedra Negra: Point break com ondas longas para a esquerda, quebrando sobre um fundo de pedras. ondas de 3 a 10 pés.
Chocalla: Boas direitas que podem variar de 4 a 12 pés.

El Olon: Uma esquerda bem em pé com algumas sessões mais tubulares.
Ondas de 4 a 15 pés
Puerto Viejo: Boas direitas, um pouco mais cheias. Fica crowd nos melhores dias.
Ondas de 2 a 12 pés
San Gallan: direita perfeita quebrando ao lado de uma ilha. Acesso só de barco. 
Ondas de 4 a 12 pés



Chocalla
Puerto Viejo
San Gallan
San Gallan
Região Pacífico Central
As ondas de mais fácil acesso do Peru estão, ao sul de Lima. A maioria dos picos de surf está concentrada na região de Punta Hermosa, um balneário com vários Surf Camps e também local de treino diário dos surfistas de Lima. Cuidado com o crowd. Dependendo da sua postura dentro da água, seu retorno ao Brasil pode ser antecipado.
Punta Rocas: Um dos picos mais consistentes e tradicionais do Peru. Quebra para os dois lados, mas a direita é bem mais extensa. Já foi palco de campeonatos mundiais de surf. Funciona melhor na maré enchendo e cheia e recebe bem ondulação de qualquer direção.
Pico Alto: Uma das maiores ondas da América do Sul. Uma direita oceânica que quebra somente em ocasiões especiais, podendo segurar grandes ondulações.

La Isla: Direitas longas que quebram bem em frente a Punta Hermosa. 
Señoritas: Uma esquerda clássica que quebra sobre uma bancada rasa de pedras.
Caballeros: Direitas hot-dog quebrando sobre um fundo de pedras.
La Herradura: Esquerda clássica que fica bem próxima de Lima, quase sempre esta bem crowdeada. 


Punta Rocas
Pico Alto
La Herradura
Em direção ao norte pela rodovia Panamericana
Chicama:  Considerada a onda mais longa do mundo. Longas paredes chegam a quebrar por cerca de 2 quilômetros ao longo da bancada. Surfistas mais experientes muitas vezes fazem a primeira sessão por dentro do tubo conectando com a sessão seguinte para surfar a onda mais longa de suas vidas em direção ao píer. Uma única onda surfada em Chicama vale por um dia inteiro de surf no Brasil.
Pacasmayo: Acesso pelo km 663 da Panamericana Norte, pequena cidade costeira que abriga uma fábrica de cimento e um pequeno porto de pesca. O pico é formado por rochas arredondadas e  alguns surfistas preferem usar botinhas para proteger os pés. Na maré baixa é possível verificar onde ficam os pontos com pedras mais perigosas. As ondas são fortes e muito longas podendo percorrer mais de 800 mts de extensão!. Quando Chicama esta muito pequeno, Pacasmayo é a melhor opção.


Chicama
Barrels de Chicama
Pacasmayo 
Região Pacífico Norte
No litoral norte do Peru está localizado o melhor surf do país, com ondas de alta performance e um grande número de opções de points que funcionam com swells tanto de norte como de sul. Podemos considerar dois pontos principais para ficar hospedado. Um em Mancora e outro em Lobitos. 
Quem quer mais agito e algumas baladas a opção é Mancora, quem busca se internar no surf, Lobitos é o lugar. 
Comparando com a região do litoral Central ou área de Lima, a água é significativamente mais quente na região norte, devido à influência da corrente do Panamá e os swells de sul geralmente trazem ondas maiores e mais consistente do que a ondulação de norte. 
Os ventos predominantes são do quadrante sul e sudeste, offshore (maral) para a maioria dos points de esquerda dessa região. Os ventos mais fortes ocorrem nos meses de inverno, de maio a outubro, enquanto nos meses de verão, de novembro a abril, os ventos são consideravélmente mais fracos. As variações das marés são de até 6 pés, com a maioria dos picos funcionando melhor na maré baixa.  

Cabo Blanco:  Point break de esquerda forte e tubular. Cabo Blanco é mundialmente famosa por seus longos e perfeitos tubos. Em poucas palavras, é uma onda perfeita que quebra com até 10 pés. Muitos dizem que é a melhor onda em todo o Peru. Melhor swell é do quadrante norte.
Panic Point:  Point break de esquerdas com excelentes sessões tubulares. Segura ondulações com mais de 10 pés. Fica um pouco mais ao sul de Cabo Blanco. Uma das ondas preferidas dos melhores surfistas do Peru. Melhor swell é de sul. 
Piscinas: Ondas para esquerda com fundo de areia e pedra. Onda divertida com tubos na segunda seção. É uma boa opção quando Lobitos esta pequeno. Quebra o ano todo.
Lobitos (La Punta): Esquerda longa com sessão de tubos que quebram sobre um fundo de areia e pedra. Ventos fortes que geralmente entram no período da tarde podem alterar a formação da onda. Direção swell: sul.

Lobitos (La Frontera): Quando as condições estão adequadas, a onda é um tubo do começo ao fim. O fundo é de areia e rocha com algumas partes perigosas onde há pedras pontiagudas. É definitivamente uma ótima esquerda. Direção swell: sul
Lobitos (El Hueco): Fundo de areia e rocha com alguns trechos perigosos de rochas pontiagudas. É definitivamente uma ótima esquerda com um tubo grande. Direção swell: sul.
Baterias: Point break de esquerda. Boa onda para surfar quando Lobitos e El Hueco não estão funcionando. Direção swell: sul e norte. Funciona durante todo o ano 

Cabo Blanco

Dicas:
1- Prefira frequentar as praias em dias de semana, nos finais de semana e feriados a farofada vem em peso.
2- Coma o prato típico do litoral peruano, o Ceviche, mas tome muito cuidado com o lugar onde for comer e beba apenas água mineral, devido aos casos de cólera e hepatite.
3-Evite viajar a noite e sozinho pelas estradas peruanas.
4- Há outros points de surf que não estão relacionados nesse guia. Procuramos listar os melhores e mais constantes.
5- Conheça Machu Pichu, vale a pena!!!

Machu Pichu
ALBERTO BURGUETE

Sector Nine/Freestyle/Triple-Eigth/Prorider

albertoburguete@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário