segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Sardenha Island


 
Sardenha-Mediterrâneo

A Sardenha, maior ilha do Mediterrâneo, é um paraíso para quem curte esportes com boards. Altas ondas para quem surfa, ventos fortes para quem curte kitesurf ou windsurf, ladeiras perfeitas para quem gosta de dar um simples role de skate ou se jogar no mais puro estilo “Downhill.
A ilha é muito bem frequentada por lindas garotas, surfistas e skatistas de toda a Europa, principalmente entre os meses de novembro a abril, que além de procurar as boas ondas e a nigth, que por sinal é bem HOT!!, vem participar de algumas etapas de surf, skate e windsurf válidas pelos circuitos europeu e italiano
Com a chegada do inverno europeu, que ultimamente tem sido mais rigoroso, e com a entrada das primeiras frentes-frias é aberta oficialmente a temporada de ondas. Os surfistas italianos que tem na Sardenha, uma extensão do seu litoral, aparecem em peso, isso sem falar dos surfistas franceses, espanhóis, alemães e ingleses que aproveitam a temporada de inverno para desfrutar das boas ondas e de temperaturas mais elevadas no “Hawaii do Mar Mediterrâneo”.

Skate Downhill nas estradas do interior da ilha da Sardenha
Windsurf nas ondas  em Cappo Mannu
Cappo Mannu
A costa oeste/noroeste tem ótimas ondas


As costas oeste e noroeste da Ilha, concentram um maior número de opções, alguns breaks apresentando ondas que são consideradas as melhores do Mar Mediterrâneo e pelo menos 1 ,cappo mannu, incluída na lista das melhores ondas da Europa.
Cappo Mannu, palco dos principais eventos de surf e windsurf do Mediterrâneo, e onde já foram registradas ondas surfáveis com mais de 12 pés, tem um reef no lado direito da praia que recebe muito bem as maiores ondulações, onde quebram direitas (mais longas) e esquerdas de responsa. Já no lado esquerdo da praia existe um Point Break, chamado Mini Cappo, onde quebram boas esquerdas. Os dois picos, quando há condições de surf, ficam bem lotados e a disputa no outside é acirrada principalmente nas esquerdas de Mini Cappo.

Abaixo as características de alguns dos melhores picos dessa área.Nas proximidades existem vários picos com ondas de qualidade, fazendo com que nos dias de boas ondulações, o crowd se espalhe um pouco.
Buggerru:  Beach Break com vários bancos de areia e ondas divertidas que quebram em frente a uma pequena vila de pescadores. Funciona com qualquer maré. Ondas: variando de 2 a 8 pés. Ondulação: Noroeste/Oeste/Sudoeste - Vento Terral: Nordeste/Leste/Sudeste
Isola Rossa: Fundo misturado de pedras e coral onde quebram direitas e esquerdas, variando de 2  a 10 pés funcionando com qualquer maré. Ondulação: Noroeste/Norte/OesteVento Terral: Sul/Sudoeste.
Il Convento (2 points): 1- Bancada de pedras e coral com boas direitas quebrando no meio da praia.
2-Point Break no lado esquerdo da praia com esquerdas variando de 2 a 8 pés.
Ondulação: Sudoeste. Vento Terral: Norte/Leste/Sudeste.

Maresciallo: Point Break  de direitas com ondas variando de 2 a 8 pés
Ondulação: Oeste/Sudoeste.  Vento Terral: Nordeste/Sudeste/Leste.
Porto Ferro: Reef Rocky onde quebram direitas e esquerdas que podem chegar a 8 pés
Ondulação: Noroeste/Oeste/Sudoeste. Vento Terral: Nordeste/Leste/Sudeste

Vista da capital Cagliari
Praia de Chia

No sul da ilha, onde esta localizada a capital Cagliari, também existem alguns points de surf, que apresentam condições para o surf quando ondulações são geradas nos quadrantes Sudoeste/Sudeste/Sul. Esses picos costumam ter um crowd um pouco acima do normal. Bem próximo a capital esta localizada a praia de Chia. Uma praia longa com vários bancos de areia, onde quebram ondas para os dois lados variando de 2 a 6 pés.
Praias como Poetto, Porto Armando e Rocco Point também oferecem ondas que podem  nos melhores dias passar um pouco de 6 pés. Na ilha, que tem o litoral bem recortado, existem muitos outros points alternativos de surf, ótima infraestrutura para o turismo, bons hotéis, pousadas, alberques e muitas áreas seguras para camping . As outras principais atrações são a degustação da deliciosa culinária local no estilo mediterrâneo, as praias onde se pratica do nudismo e as vilas antigas do interior montanhoso que são ligadas por trilhas que podem ser percorridas a pé ou de bike. Sardenha é um dos melhores destinos, para quem quer sentir o “Power” das ondas do Mediterrâneo ou simplesmente conhecer  um dos lugares mais bonitos da Europa.
As direitas de Cappo Mannu 10 pés +
Longboarding in Sardenha
Alberto Burguete – Surf Repórter
Sector Nine/Freestyle/Prorider/Triple-Eigth
albertoburguete@hotmail.com

Um comentário:

  1. Excelente sua reportagem sobre a Ilha Sardenha, penso em morar lá num futuro bem próximo...

    ResponderExcluir