quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Great Lakes- USA

Beaver Bay - Lake Superior
Great Lakes 
EUA e Canada
A região formada pelos Grandes Lagos, Superior, Michigan, Huron, Eire e Ontario, nordeste dos EUA, fronteira com o Canadá, tem um litoral de aproximadamente 10.900 milhas, 17.549km, bem recortado com dezenas de ilhas, beach breaks, jetties, rocky points e point breaks, onde quebram ondas surfáveis, principalmente entre os meses de outubro a abril e vem sendo surfada regularmente desde os anos 60.
Quando se fala em inverno, estamos falando de temperaturas abaixo de zero com a presença de neve o que já deixa a maioria dos surfistas totalmente desmotivados. 
Mas para os surfistas locais dos Great Lakes isso não é um problema. Os Lake Surfers estão acostumados a surfar em condições climáticas bem adversas mas com a tecnologia atual, usada nas roupas de neopreme, esse fator negativo pode ser minimizado em 80%. Sair da cama numa manhã com temperaturas abaixo de zero, um frio de "doer os ossos" e ainda pensar em surfar, não é pra qualquer um. Precisa ser muito fissurado !!!
Região dos Grandes Lagos
Disposição e força de vontade para encarar baixas temperaturas


Para se aproveitar bem e não perder os poucos swells gerados nos lagos, uma média de no máximo 10 dias surfáveis por mês, é necessário ter um bom conhecimento geográfico da região e disposição para encarar horas, dirigindo um carro ou um barco, a procura das melhores ondas.
Quando as tempestades geradas pelos sistemas de baixa pressão no hemisfério norte atingem a região nordeste dos EUA, os ventos predominantes de nw/ne/n, geralmente entram com forte intensidade e podem durar alguns dias. 
Um show de horror para os grandes navios que trafegam através dos lagos, mas para os surfistas é o sinal verde para se preparem, pois vai ter surf!!!. 
Quando isso acontece à comunidade do surf local começa a monitorar as boias de medição espalhadas pelos lagos e esperam ansiosos.  
As ondulações geradas no início das tempestades, percorrem uma distância, que pode variar de 100 a 400 kms no máximo, até chegar a costa mais próxima, fazendo com que no início do swell, haja um intervalo muito pequeno entre uma onda e outra, deixando o surf impraticável com ondas muito mexidas, balançadas e formação bem prejudicada.
 Ai só resta ter paciência e esperar os ventos mudarem de direção. 
Geralmente, as condições mais clean para o surf duram um curto espaço de tempo, forçando os surfistas locais a se tornarem verdadeiros nômades perseguindo as tempestades através dos lagos. Por isso além da necessidade de se ter em mãos mapas bem detalhados é fundamental um bom conhecimento da região, do clima, dos ventos e uma grande agilidade de locomoção.

Os Lagos que concentram uma maior variedade de points de surf são o Lago Superior, localizado na fronteira com o Canadá e o Lago Michigan, onde esta localizada a grande cidade de Chicago. No Lago Superior o visual é formado por densas florestas, pequenas cidades de lenhadores e fazendeiros criando um clima bem country. 
Um dos melhores point de surf do Lago Superior se chama Stoney Point. Esse fundo de pedra tem fácil acesso e esta localizado no estado de Minnessota, ficando a cerca de 25 milhas de distância da cidade de Duluth. Uma das melhores ondas da região, bem constante, tubular e na medida certa para matar a fissura.
Outro pico muito bom, nesse mesmo lago, se chama Beaver Bay. Um point break de esquerdas onde já foram registradas ondas de até 10 pés surfáveis.
Já no Lago Michigan, onde estão localizadas as grandes cidades de Chicago e Milwaukee, praticamente em todos os ‘points’ onde quebram ondas surfáveis o ‘crowd’ aparece em peso quando há condições de surf. Nessa área existem várias associações de surf que promovem campeonatos locais, surfistas que se tornaram verdadeiros ídolos, alguns bons shapers, dezenas de surf shops, havendo uma tradição de várias décadas no esporte. Os melhores e mais disputados picos dessa área são:
Lester River onde quebra uma onda para a esquerda com formação de point break e Illinois State Beach beach break com várias valas onde quebram direitas e esquerdas.
Stoney Point
Stoney Point
Stoney Point
James Sterling- Beaver Bay

Informações úteis:
1- A água é doce por isso são usadas pranchas com maior flutuação.

2- Não se preocupe com a fauna marinha. Não há tubarões e nenhum outro predador marinho

3- Tome cuidado com os ursos cinzentos que habitam as florestas dessa região principalmente na fronteira com o Canadá.

4- Quando as condições de surf estão boas alguns picos chegam a ficar bem crowd. 

5- A qualidade da água em alguns pontos dos lagos deixa muito a desejar.
6- A água é bem gelada sendo necessária um bom quiver de roupas de neopreme.
7- Fique ligado nas previsões de swell na internet, algumas boas ondulações duram apenas poucas horas.
8- Não esqueça que os Great Lakes estão localizados numa região do interior dos EUA. Por isso seja discreto, pois muitos dos surfistas locais são pessoas rudes estilo Wolverine.
9- Apesar de serem lagos, existe uma cultura surf bem marcante nas praias onde quebram ondas. Muita gente andando de skate, praticando kitesurf e windsurf.
Lake Superior 8 pés - Canadá
Lake Surf Search
Alberto Burguete
Sector Nine/Freestyle/Triple-Eigth/ProRider
albertoburguete@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário