segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Litoral Norte - SP -Brasil


Maresias

 O NORTH SHORE do litoral paulista é considerada uma das áreas mais bonitas de todo litoral brasileiro, tendo a serra do mar bem próxima a costa, muito verde, praias lindas e claro ótimas ondas. Esta região, a partir da praia da Barra do Una, é muito frequentada pelos surfistas paulistas devido grande variedade de points de surf.
Algumas das melhores ondas do Brasil estão nessa região. 
A combinação perfeita é quando entra um bom swell de sul e vento leste (terral), ai meu amigo se prepare!!!. Quanto falam que no Brasil não tem onda boa, é porque ainda não viram Maresias quebrando grande ou o Paúba com seus tubos parecendo Pipeline.
 É Show!!! 
No mais altas gatas, uma nigth irada e muita diversão.
Paúba
Maresias

BARRA DO UNA -Tem seus bons dias, principalmente no canto direito com swell de sul/sudeste ou leste, as ondas variam de 2 a 6 pés . No canto esquerdo uma Marina faz o ponto de partida para algumas ilhas e lages da região onde o surf rola solto.
PRAIA DE JUQUEI - Praia com muitas casas de veraneio, pousadas e restaurantes. Várias valas ao longo da praia garantem o surf no dia a dia, mas o melhor mesmo e no canto direito, ao lado de uma pedra, onde com swell de sul quebram direitas longas. Antigamente tinha uma placa na entrada da praia que dizia "Surfe em Juqueí e se sinta no Hawaii"
PRAIA PRETA - Pequena praia que pode ser vista da estrada logo após a praia de Juquei. Geralmente os mais desatentos passam batido por esta praia, pois não é sempre que há ondas para o surf. Mas com swell de sul, com forte intensidade, quebra uma direita com formação excelente. As ondas nos bons dias podem passar dos 8 pés, com várias sessões variando de cheias a tubulares. No costão em direção a praia de Juquei, há uma esquerda meio escondida que apresenta condições de surf nos grandes swells, vale a pena conferir.
BANANAS POINT – Point break de esquerdas de excelente qualidade. Quebra raras vezes ao ano só despertando com um grande swell de leste/sudeste. As ondas passam fácil de 8 pés. A entrada é feita pelas pedras e a saída também, fazendo deste pico um lugar para surfistas experientes. Desde a estrada têm-se um lindo visual das ondas.
BARRA DO SAHY - Pequena praia com um rio no canto esquerdo. Visual alucinante, fundo de areia não muito constante para o surf. Com swell de sul ou de leste grande, no meio da praia quebram ondas variando de 2 a 6 pés. O mel mesmo é na LAJE DO SAÍ, localizada no canto esquerdo bem no outside ao lado da costeira. Fundo de pedra com esquerdas perfeitas que podem chegar a 8 pés . Quando quebra a galera local sempre domina o pico, mas se você chegar com respeito não há problemas. O melhor swell é de sudeste/leste grande. No canto esquerdo, vários pescadores alugam barcos e caiaques. Você pode visitar as ilhas que ficam bem em frente a praia e que são muito legais para o mergulho nas costeiras. Na saída do rio, no canto esquerdo da praia, em raras ocasiões quando chove bastante e há uma grande vazão de água em direção ao mar, quebra uma esquerda tubular de até 6 pés com formação perfeita. 
MONTÃO DE TRIGO - Pico alucinante com direitas perfeitas fundo de pedra onde as ondas não fecham, podendo passar dos 10 pés . Acesso só de barco. Melhor swell sudeste ou leste grande.
Paúba
Montão de Trigo
Alberto Burguete - Praia da Baleia- SP
PRAIA DA BALEIA- Pico muito procurado pelos longboarders. No canto direito chamado Canto Mágico, rolam boas ondas um pouco cheias. Quebra melhor com ondulação de sudeste ou sul e vento leste. As ondas variam de 2 a 8 pés com canal. No meio da praia rolam boas ondas com swell de sul ou sudeste variando de 2 a 8 pés. Pico muito frequentado por  surfistas iniciantes quando o mar esta pequeno.
CAMBURI - Um dos picos mais constantes e também com um crowd às vezes violento. Vários surfistas da capital adotaram Camburi e agem como se fossem donos do lugar. Todo cuidado é pouco e procure não rabear os mais neuróticos. Com swell de sul e sudeste grande quebram ondas de 8 pés ou mais. Nos menores swells, 2 a 6 pés, predominam as direitas  onde podem rolar alguns tubos mais no inside. Os bons dias não são raros e o crowd esta sempre presente. Os melhores breaks estão no meio da praia e no canto esquerdo. No canto direito quebram boas direitas quando o back wash não atrapalha.
CAMBURIZINHO - Na praia de camburizinho o surf acontece quando o swell esta grande e fechando nas outras praias. O melhor vento é do quadrante leste (terral).Ondas com formação meio irregular, mas tem seus dias de gala
PRAIA DE BOIÇUCANGA - As ondas quebram bem perto da praia, raramente dando condições para o surf. Nos dias de swell grande algumas ondas mais no outside. Vale mais pelo visual. Pico ideal para a construção de um fundo artificial.
PRAIA BRAVA - Pequena praia deserta. Acesso feito a pé por uma trilha através do morro que pode levar em média 30 minutos, dependendo da sua disposição, ou pela costeira desde o canto do Moreira em Maresias. Logo após a praia de Boiçucanga, no começo da subida da serra que leva a praia de Maresias, tem uma entrada de terra a direita, na dúvida pergunte aos locais. Com swell de leste ou sul/sudeste, direitas e esquerdas cavadas e rápidas com até 8 pés fazem a alegria dos visitantes. Muito procurada quando a ondulação esta pequena nas outras praias ou para fugir do crowd.
Fim de tarde na praia da Baleia - Foto Roque
Praia de Camburi
Praia Brava
Maresias - canto do moreira

PRAIA DE MARESIAS - Antigamente as únicas atrações eram as ondas e o visual da praia. Hoje além das ondas que continuam encantando os tube rides, a night se transformou numa festa sem fim. Com várias casas noturnas de ótima qualidade e altas gatas, Maresias atraiu todo o tipo de turistas, quebrando um pouco a magia e ficando quase que insuportável nos meses de verão. Maresias tem 2,5 km de extensão e apresenta várias valas em toda praia. Os melhores breaks são:
. 1- Canto do Moreira é considerada por muitos a melhor e mais tubular direita de São Paulo, podendo passar dos 10 pés fácil, com grande ondulação de sul e vento leste, que é terral.  Este break fica no canto direito (sul) da praia. 
2- Mais para o meio da praia, quebram ondas em várias valas, variando de 2 a 12 pés. No canto direito (norte) com grande swell de sul, quebra uma boa esquerda. Bastante crowd nos finais de semana, feriados e férias
PAÚBA - Mais conhecido pelos íntimos com cocoloco. Pequena praia que só desperta com um grande swell de sul. Ondas impressionantes com tubos enormes, quebram bem perto da praia, fazendo com que o chão chegue a tremer. Este pico definitivamente não é para surfistas inexperientes, a onda é pesada e o fundo muito raso. Acidentes não são raros.  Acesso logo após a praia de Maresias em direção ao norte.
Maresias
Paúba
A partir dai várias pequenas praias como Santiago e Toque-Toque oferecem ocasionalmente condições para o surf. As ondas quebram perto da areia, apresentando melhores condições para o surf quando a ondulação predomina de sul com ondas de até 6 pés. 
Passando disso as séries costumam fechar bastante.
PRAIA DE GUAECA - Última praia antes da cidade de São Sebastião que oferece condições para o surf. Funciona com swell de sul/sudeste de média ou forte intensidade. Várias valas espalhadas por toda a extensão da praia oferecem ondas mais cheias para a direita e esquerda variando de 2 a 8 pés.
Santiago

Praia de Gaueca
Alberto Burguete - Surf Repórter
Sector Nine/Freestyle/Prorider/Triple-Eigth
albertoburguete@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário