terça-feira, 21 de agosto de 2012

Guarujá - Brasil

Praia do Maluf - canto direito

Guarujá
Um dos balneários mais antigos e tradicionais do litoral paulista. Berço e local de treino diário de alguns dos melhores surfistas do Brasil e onde nasceu a indústria da “surfwear” nacional.  Cerca de 80% dos grandes empresários do surf paulista, cresceram surfando as ondas das praias do Guarujá e posteriormente muitos negócios, foram fechados ou dissolvidos por eles, entre uma onda e outra no ‘outside’ das Pitangueiras.
Nessa área o surf tem história e tradição, mas estão longe no passado os dias em que você ia para o Guarujá surfar e relaxar com seus amigos e conhecidos. Atualmente além do ‘stress’ da possibilidade de você não encontrar o seu carro, depois de uma seção de surf é necessário ter muita paciência. Devido a facilidade de acesso e por estar relativamente próxima de algumas das maiores cidades do estado de São Paulo, suas praias são frequentadas por milhares de turistas e surfistas da capital, baixada santista e do interior paulista. O nível atual do surf apresentado é altíssimo por pior que sejam as condições de surf.
Se antigamente, praticamente todo mundo se conhecia e havia um tipo de hierarquia, hoje a falta de respeito e o pseudo localismo imperam no outside.
A ilha de Santo Amaro, recebe bem ondulações de todas as direções e abriga vários beach-breaks por sinal bem constantes. 
O crowd acaba sendo inevitável até nos dias de semana, pois os surfistas da capital e da cidade de campinas não perdem nenhuma possibilidade de fazer um bate-volta, se houver previsão de entrada de boas ondas. 
Apesar de tudo isso o Guarujá ainda exerce uma grande atração para as novas e antigas gerações de surfistas paulistas.

Praia das Pitangueiras


Conheça a características dos principais picos de surf da região. 

Praia da Ponta Grossa- Pico localizado no extremo sul da ilha do Guarujá quebrando só em condições especiais. Pergunte a população local como chegar lá. Boas direitas quebram com ondulação de sul grande. 
Praia do Guaiuba- Pequena praia muito procurada quando entra uma grande ondulação de sul e com os ventos predominando de leste as ondas quebram  bem tubulares.
Praia do Tombo- Um dos melhores e mais constantes picos do guarujá e palco de vários campeonatos locais e estaduais. No canto direito com swell de sul rolam direitas clássicas. No canto esquerdo, famoso Bostró com ondulação de leste quebram ótimas esquerdas. As ondas podem passar dos 8 pés, principalmente no inverno. Local de treino de alguns dos melhores surfistas profissionais do estado.
The Rock- Pico casca grossa quebrando só em ocasiões especiais. Especial para bodyboards com experiência ou surfistas sem amor a vida. A onda quebra em frente a um paredão de pedras sobre uma laje de pouca profundidade.
Praia das Asturias- No canto esquerdo da praia, quando entra uma grande ondulação de sul quebra uma onda clássica. Nas valas do meio da praia rolam boas ondas com swell de leste/sudeste.
Praia das Pitangueiras- Esta praia é provavelmente a mais constante e a que concentra o maior número de surfistas por metro quadrado do Guarujá.
Ilha- Entre as praias das Pitangueiras e do Maluf. Recebe bem qualquer ondulação com ondas que podem passar dos 8 pés. Quando o fundo esta alinhado as ondas apresentam ótima formação chegando a rolar bons tubos.
Maluf – Um dos picos de surf mais tradicionais do Guarujá. Beach Break com ótimo potencial. O principal pico fica no canto esquerdo ao lado do morro que separa a praia do Maluf da praia da Enseada. Funciona com swell de sul/sudeste/leste e ondas variando de 2 a 8 pés. Já foi palco do antigo evento de surf “Hang Loose Contest”, válido pelo circuito mundial de surf. No lado direito, em direção a praia das pitangueiras, boas direitas quebram ao lado da ilha. Local muito frequentado pelos surfistas locais.

Praia das Pitangueiras
Paulo Tendas, Edinho Leite e Olavo Rolim - Guarujá anos 70        
Piitangueiras anos 90

Praia do Guaiuba
Canto esquerdo da praia do Tombo
Ponta das Galhetas- praia das Astúrias
Ilha - canto esquerdo da praia das Pitangueiras
Praia do Maluf
Praia da Enseada – A maior praia do Guarujá. Recebe bem qualquer direção de ondulação com direitas e esquerdas quebrando em diversas valas espalhadas por toda a extensão da praia. O canto norte da praia é muito frequentada pelo pessoal que pratica windsurf e vela.
Praia do Mar Casado- Pequena praia no lado Sul da Praia do Pernambuco. Quebra raras vezes por ano, mas quando isso acontece quebra uma onda com até 6 pés. Precisa de uma forte ondulação de Sul .
Praia do Pernambuco- A 8 km de distância desde o centro do Guarujá em direção a Bertioga. Beach break que apresenta boas condições para o surf quando a ondulação predomina de Leste e o vento de sul (terral). Bastante crowd nos finais de semana. 
Praia do Perequé - Fica a 13 km de distância do centro do Guarujá em direção a balsa de Bertioga. Praia de pescadores onde há vários restaurantes especializados em frutos do mar. Esta praia, um pouco poluída, é bem virada para o quadrante leste e geralmente não apresenta condições para o surf. No canto direito há uma pequena saída de rio e conforme a intensidade do swell de leste, rola uma onda raríssima, que pode chegar a 6 pés com excelente formação. No canto esquerdo, rolam ondas com swell de s/se grande ou de leste, mas a formação nem sempre é das melhores. 
Praia de São Pedro- Condomínio de luxo com acesso restrito. Praia muito bonita geralmente apresentando condições para o surf.  O melhor pico fica no canto esquerdo onde quebram esquerdas que podem passar dos 8 pés, no meio da praia várias valas oferecem esquerdas e direitas de qualidade. Um dos melhores picos da região.
Praia de Taguaiba - Outra praia que tem o acesso restrito devido a presença de um condomínio de luxo. Beach break com várias valas espalhadas pela praia. As melhores condições de surf são com ondulação de leste e vento sul. As ondas quebram para os dois lados um pouco tubulares.
Praia Preta- Pequena praia com acesso feito a pé pela mesma trilha que leva a praia Branca. Recebe melhor ondulações de s/se. Pico pouco constante.
Praia Branca– O acesso a praia é feito por uma trilha, cerca de 15 minutos de caminhada, que fica ao lado da balsa que faz a travessia Guarujá-Bertioga. Com ondulação de s/se predominam as direitas no canto direito e no meio da praia. Quando a ondulação predomina do quadrante leste, quebram vários picos em toda a extensão da praia e no canto esquerdo. Um ótimo local para fugir do crowd das praias do centro.
Boas ondas e boa viagem!!!
Praia do Pernambuco
Praia de São Pedro.
Praias do Iporanga e Taguaíba
Praia Branca
 Paulo Tendas - A inspiração 

Alberto Burguete - Surf Repórter
Sector Nine/Freestyle/Prorider/Triple-Eigth
albertoburguete@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário