sábado, 25 de agosto de 2012

The Three Sisters

Newport Beach

Newport Beach - CA - EUA
São tão parecidas em alguns ítens que poderíamos dizer que são ondas irmãs.
Só quebram em condições especiais. São consideradas ondas casca-grossa, seus tubos são magníficos e mostram toda sua força quando entra um grande swell do quadrante Sul. 

A irmã mais "rica" está localizada em um país de primeiro mundo (EUA) na cidade de Newport Beach, California, um dos lugares onde há um grande número de surfistas por metro quadrado.

Quando quebra leva à loucura seus súditos, e já se tornou palco de sessions inesquecíveis, com uma legião de fotógrafos e cinegrafistas registrando cada movimento dentro d'água.



Newport Beach

O crowd é nervoso e é composto por surfistas e pseudo-surfistas usando os equipamentos mais diversos, shortboards, bodyboards, skimboards, longboards, ou até sem boards, o que vale é dropar uma, botar pra dentro sem medo de ser feliz e rezar para não ser atropelado no retorno ao outside.

A Wedge californiana já foi capa de várias revistas, estrela de surf movies e tem garantido seu lugar cativo na lista das ondas mais perigosas do planeta.



Paúba - Litoral Norte - São Paulo - Brasil
Paúba - Brasil
 A "irmã" emergente está localizada em um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza.
Mas nem por isso deixa alguma coisa a desejar quando o assunto é ondas e tubos incríveis.
Uma onda tão poderosa e com tanta energia que o chão da praia chega a tremer quando as séries quebram.

Seus tubos, os mais respeitados na "terrinha" são chamados carinhosamente de Coco-Loco, chegando a fazer com que alguns surfistas profissionais, acordem extremamente gripados e sem condições de surfar, quando as ondas estão realmente grandes e desafiadoras.

Essa onda é um dos limites a ser superado e aqui também não faltam súditos que são capazes de largar tudo para encarar uma "session" no Paúba.



Paúba

Nigéria - África Ocidental
A "irmã" pobre está localizada em um país de terceiro mundo .
A onda ainda não foi registrada em toda sua magnitude e foi descoberta há pouco tempo, mas não fica devendo nada para as "irmãs" mais ricas no quesito tubos extra power.

Ricky Basnett mostra pela primeira vez o power da Nigerian Wedge - África.
Assista o video 

Na Nigerian Wedge o perigo não é o crowd, mas sim a poluição e os dejetos na água.
A falta de assistência médica, no caso de um acidente mais grave, é outro fator que faz com que alguns dos raros frequentadores do pico puxem o bico nos dias de ondas maiores.
Aqui não tem estrelismo, só o puro sentimento de simplesmente surfar e o prazer de desvirginar uma onda especial. Ricky Basnett e John Micheletti deixam a frescura de lado e mostram pela primeira vez o power da "Nigerian Wedge".

Targua Bay

Alberto Burguete - Surf Repórter
Sector Nine/Freestyle/Prorider/Triple-Eigth
albertoburguete@hotmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário