terça-feira, 14 de agosto de 2012

SURF NO ASFALTO


Dave Rastovich - Sector Nine
Na década de 60 houve a primeira grande explosão do Skate nos EUA.
Conta a "Lenda" que durante um verão, sem ondas no sul da Califórnia, um grupo de jovens surfistas, já entediados e de saco cheio com o arrastar de dias de mar flat, desmontaram um patins e pregaram o eixo em uma tábua de madeira e pronto !! nasce o skate.
Mas a "história" pode ter sido um pouco diferente. Um moleque daqueles que passa o dia inteiro maquinando sacanagens, pega o par de patins da irmã pentelha e desmonta. 
Sem muita noção, mas num momento de iluminação pega uma tábua e ... o resto é lenda.


Verdade ou não,  essa brincadeira deu origem a uma modalidade de esporte radical chamada de Skate que atualmente movimenta milhões de dólares por ano.
No início o equipamento usado era bem rústico, não permitindo manobras mais arrojadas, só um simples deslizar que dava a impressão de se estar surfando reto. As rodinhas duras travavam em qualquer pedrinha que estivesse no meio do caminho. Era um show de tombos.
Em 1973 o norte-americano, Davi Leandro inventou as rodinhas de Uretano, que revolucionaram o esporte, e em 1975 um grupo de jovens surfistas, os lendários Z-Boys de Venice Califórnia, mostraram ao mundo o que era realmente surfar sobre rodinhas nas ladeiras, nos reservatórios de água ou nas piscinas vazias da costa oeste norte-americana.
Era puro surf style! Um grupo de surfistas procurando sentir a sensação de surfar num dia sem ondas.

Jay Adams - Old School
Hamboards
Nova York - quando bate a fissura vale tudo.

Dai pra frente a coisa pegou fogo e como não podia deixar de ser a mídia voltou seus olhos para esse novo mercado $$ e assim o skate acabou por estourar, tornando-se o 2 esporte mas praticado nos EUA.
Como era de esperar surgiram várias modalidades dentro do esporte skate, street, pista, downhill, longboard, mountainboard, hamboard entre outras mas a que mais se aproxima do estilo surf é o skate longboard.
Mountainboard
Dizem que a febre do skate longboard começou no Brasil, na famosa “pracinha do skate”, no bairro do Sumaré em Sampa por volta de 1979. Não tem como definir se isto é verdade ou mentira mas o importante é ter a noção de que o long chegou com o objetivo de dar uma nova dimensão ao skateboard. 
Andar de skate com o único e exclusivo prazer de "surfar" sem o compromisso, ou seja, divertir-se ao máximo.
Lugares como quintal do Ipiranga, ladeiras do Sumaré, estacionamento do Pacaembu, Alphaville em Sampa e G10 em Campinas entre outros points viraram verdadeiras "praias" atraindo uma legião de entusiasmados amantes do surf a surfar no asfalto sobre rodinhas.
Sector Nine Bambbo - Puerto Rico
Hoje várias marcas investem forte no style surf/skate. Uma variedade de boards invadiu o mercado e é fácil vc encontrar um modelo de skate longboard que melhor se adapte ao seu bolso e estilo.
Uma das marcas mais tradicionais do mercado é a Sector Nine. São mais de 40 modelos de skates com um visual bem surf e uma linha de acessórios e equipamentos de segurança de primeira qualidade. Surfistas que adoram dar um rolê de skate como Joel Tudor, Galvin Beshen, Mason Ho, Holly Beck, Rusty Long e Dave Rastovich, entre outras feras são patrocinados pela S9.

Sector Nine na Surfers Journal (França)
Gavin Beschen
O havaiano Buttons curtindo seu longboard
Alberto e Rodrigo Burguete Serra Negra -SP
Alberto Burguete " relax session" in Serra Negra - SP
ALBERTO BURGUETE - Surf Repórter
Sector Nine/Freestyle/Prorider/Triple-Eigth
albertoburguete@hotmail.com



Um comentário:

  1. I know the Sector 9 longboards is a great brands in all longboards brands. They are really awesome, but the price is little high. So I have a Whitewave Longboards .

    ResponderExcluir