quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Ondas de rio



Rio Araguari - Brasil - Foto: Bruno Alves

POROROCA
A Pororoca é um derivado de "poroc poroc", nome que significa "destruidor" ou "grande estrondo" no dialeto indígena do baixo rio Amazonas. O barulho pode ser ouvido a grandes distâncias e é detectado um bom tempo antes da primeira onda chegar. 
O espetáculo é incrível, pois além de presenciar uma linda demonstração da grandiosidade da natureza, a força das ondas chega derrubando árvores e desbarrancando as margens dos rios, gerando uma sensação de medo e impotência diante delas

Rio Araguari - Brasil Foto: Bruno Alves

A pororoca é um fenômeno natural, que ocorre com maior intensidade principalmente nos períodos de fevereiro a maio e de agosto a setembro, criando ondas surfáveis durantes as mudanças das fases da Lua cheia e nova, em média durante cinco dias no período de entrada da lua cheia.
Toda essa força entrando rio acima enfrenta a força contrária da água doce e é nesse confronto que aparecem as ondas, que podem ter quilômetros de largura se estendendo de uma margem a outra, chegando a uma velocidade de até 50 km/h e até seis metros de altura.
Existem mais de 100 rios no mundo com potencial para gerar ondas surfáveis .
Abaixo os mais conhecidos
Brasil: as ondas mais conhecidas e surfadas são as do rio Amazonas e do rio Araguari. Alguns surfistas brasileiros se tornaram mestres em surfar ondas da pororoca e fizeram dessa modalidade, que começou na brincadeira, um grande negócio.

Rio Araguari - Foto: Bruno Alves
Campeonato nas ondas da Pororoca
Inglaterra:  a “pororoca inglesa”, chamada de Severn Bore acontece com a mesma frequência desse fenômeno de maré na Amazônia. Toda lua cheia e nova as águas se movimentam com maior volume e adentram o rio Severn em forma de ondas perfeitas.

Rio Severn - Inglaterra
China: No rio Quiantang as ondas podem chegar a 4 metros de altura e 3 km de largura, criando um espetáculo que atrai multidões. São as maiores ondas registradas em uma pororoca.

Silver Dragon - China
Indonésia: na ilha de Sumatra, foi descoberta a pouco tempo uma onda de rio impressionante, apelidada de 7 Ghosts. Alguns surfistas da equipe Rip Curl entre eles a lenda do surf Tom Currem estiveram lá e surfaram altas ondas.
7 Ghosts
França: o palco principal é Mascaret, mas tem também ondas na saída do rio Sena, localmente chamado de La barre.

Mascaret - França

O surf de maré (Tidal Bore Surfing) iniciou justamente na Inglaterra há 55 anos. A cultura dessa vertente do surf convencional fez com que os praticantes criassem a comunidade dos “Bore Riders”, traduzido como: “surfistas de marés”. No Brasil esse movimento se formou apenas em 1997 marcando o início do surf na pororoca.

Sergio Laus o mestre da pororoca 

Alberto Burguete
Sector Nine/Freestyle/Prorider/Triple-Eigth
albertoburguete@hotmail.com 


Nenhum comentário:

Postar um comentário