sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Senegal


                                                            
 N'Gor Island - Senegal

O Senegal, ex-colônia Francesa,  já faz parte do roteiro de muitos surfistas que se aventuram pela África a procura de ondas perfeitas.
São vários spots de surf de qualidade, alguns considerados de classe mundial, localizados em um país Africano que oferece, uma boa infraestrutura hoteleira, estradas razoáveis, além de ter um povo amistoso e hospitaleiro que transmite segurança aos visitantes.
A melhor e mais constante área para surfar no Senegal é a Península Almadies, situada praticamente na região urbana da capital Dakar, cerca de 20 minutos de distância do aeroporto internacional. 
A península recebe muito bem as ondulações geradas nos quadrantes N/NO/W/SW e oferece condições de surf praticamente o ano todo. No entanto, o período com maior constância de entrada de ondulações é entre os meses de Setembro a Março, sendo que de Novembro a Fevereiro, há uma maior ocorrência de grandes swells com ondas podendo passar dos 10 pés. Nessa área você encontrará uma variedade de ondas de qualidade, sendo que sempre tem um point funcionando, independente da direção da ondulação ou dos ventos, e alguns bons Surf Camps que podem lhe dar suporte para chegar a duas  das mais procuradas ondas da África Ocidental.

   Senegal
 Dakar- zona urbana
N'Gor Island - Península de Almadies 
N'gor rigth

N'Gor Rigth e N'Gor Lefth 

Localizadas na Ilha N'gor esses dois points de surf foram apresentadas à comunidade do surf mundial na década de 60, no filme "The Endlless Summer", considerado um épico dos Surf Movies.
De lá pra cá ela vem sendo visitada regularmente por surfistas de todo o mundo que estão atrás de ondas perfeitas e de um local tranquilo para relaxar. 
Infelizmente, atualmente existe um pouco de localismo, devido a presença de alguns surfistas franceses que se instalaram na Ilha N'gor e acreditam que são donos do lugar e das ondas.
Essa postura negativa dos "French Boys" não justifica, visto que os verdadeiros locais são bem amistosos com os surfistas estrangeiros, e na real, sobram ondas.
Apesar do surf ser super consistente entre os meses de setembro a março, muitas vezes aparecem alguns bons swells fora desta temporada.
A água é relativamente quente, mas a partir de Novembro em diante a temperatura da água pode ficar abaixo de 20 graus Celsius, sendo necessário o uso de roupa de neoprene.

   N'Gor Rigth
N'Gor Left
 N'Gor Left


Como dissemos, há dezenas de picos de ondas perfeitas na costa do Senegal, mas os que estão relacionados abaixo são os melhores para pegar altas ondas e com certeza vão valer cada centavo gasto.
N'Gor Direita e Esquerda: Em ambos os lados da Ilha do N'Gor. A direita é provavelmente a onda mais consistente e a mais cobiçada da África Ocidental, mas quando a esquerda de N'Gor está funcionando, sai de baixo! Formação de Point Break com ondas lisas abrindo tudo, podendo atingir 10 pés.
Secret Spot: Localizado no lado Sul da Península de Almedies. Não é tão secreto assim pois tem uma grande placa de sinalização azul "Secret Spot". 
Muito procurado quando as ondas estão pequenas nos outros picos. Tem uma vibe muito legal e a galera se reúne em um café onde os locais tocam tambores e cantam, criando um clima de confraternização com os estrangeiros durante todo o dia. Cuidado com os ouriços do mar.
Ouakam: Quando funciona esta é uma das ondas mais divertidas e perfeitas para pegar uns tubos.
Vivier: Ao lado do "Secret Spot". Vivier oferece uma onda legal com duas sessões tubulares. Se você vai por dentro, você deve saber o que você está fazendo, pois a segunda sessão da onda é irada e quebra muito perto das rochas.
Yoff Beach: No lado norte da península de Almadie. Esta praia oferece boas ondas para iniciantes. Tome as suas primeiras aulas de surfe aqui.

Secret Point
 Quakam
 Vivier
ALBERTO BURGUETE (Surf Repórter)
SECTOR NINE/FREESTYLE/TRIPLE-EIGTH/PRORIDER
albertoburguete@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário