sexta-feira, 24 de agosto de 2012

ÍNDIA




Um dos países mais exóticos desse planeta. Um lugar mágico, muito visitado por pessoas que estão a procura de paz espiritual, uma cura milagrosa, ou simplesmente um caminho alternativo para encontrar a felicidade.  
 Tudo que vem da Índia é antigo e cheio de mistérios. Cerca de 95% dos indianos, ainda vivem da mesma maneira que seus antepassados viviam a milhares de anos atrás, divididos rigorosamente em castas, envolvidos por uma forte espiritualidade, superstições, tradições e costumes que chegam a ser meio bizarros aos nossos olhos.


A Índia atualmente figura na lista dos países emergentes, passando por uma fase de crescimento econômico e mudanças sociais. Nas maiores cidades como Munbai, Nova Delhi e Chennai, percebe-se nitidamente a influência ocidental, na maneira de falar das pessoas, de vestir e a indiferença aos costumes e tradições mais antigas.

Mas saindo das grandes cidades a impressão que se tem é de estarmos em outro planeta
Tudo é diferente. A começar pela comunicação, são 13 línguas diferentes faladas no país, e o inglês que algumas pessoas locais falam tem um forte sotaque, sendo difícil entender, além do fato de que o Indiano em geral, tem uma postura de que qualquer contra-tempo que acontecer, estava predestinado, fazendo com que eles não se esforcem em nada para tentar resolver o problema de uma maneira mais rápida. 



Essa postura, faz com que alguns turistas ocidentais mais ansiosos, arranquem os cabelos ao se dar conta que quase toda a programação feita com antecedência, não dá certo.
Outro detalhe é como se comportar na maioria das praias. Ficar na praia sem camisa, só de bermudas, ou tomar sol de bikini, pode ser uma ofensa grave aos padrões morais dos moradores de algumas regiões litorâneas. Nas praias próximas as áreas de turismo, os habitantes locais são mais relax nesse ponto, não havendo problemas. Mas é bom ficar esperto.


Fazer uma surf trip pelo litoral indiano não é uma tarefa muito fácil. É claro que já existem várias ondas mapeadas, algumas muito boas por sinal, com boas opções de hospedagem onde dá para se instalar e surfar a vontade. Mas se vôce não contar com o suporte de alguma operadora de surf local, dificilmente conseguira explorar a costa de uma maneira mais ampla e achar os melhores points de surf.
Muitas ondas de qualidade estão escondidas em áreas de difícil acesso e só alguns poucos afortunados, sabem a localização exata delas.

Dave Rastovich nas direitas perfeitas de Satyas

Surfistas de várias partes do mundo vem se aventurando por essa região atrás de ondas perfeitas desde os anos 60, mas parece que grande parte desses surfistas, guardaram em segredo suas descobertas. Com o crowd impressionante que invade a maior parte dos picos de ondas da Indonésia e das ilhas espalhadas pelo Oceano Índico, o litoral indiano se tornou uma ótima opção para quem ainda quer surfar ondas em paz, sem crowd ou pressão.


O sub-continente da Índia tem 7.000 quilômetros (4.349 milhas) de costa, banhado a oeste pelo Mar Arábico e a leste o Golfo de Bengala, banhado pelo Oceano Índico.
A maior parte das duas costas, ainda esta praticamente inexplorada em termos de localização de points de surf. São cerca de 200 saídas de rios (rivermounts) onde existem uma infinidade de bancos de areia, isso sem falar das centenas de point breaks, beach breaks, recifes externos e os reefs breaks alucinantes das ilhas de Andaman e Diego Garcia, que também fazem parte do território Indiano.


 As ondas quebram durante todo o ano, com uma  média de 3 a 5 pés, mas a temporada de ondas grandes é de maio a setembro. Este período é chamado de o pré-monção da estação das monções e as ondas podem  variar de 8 a 15 pés com maiores, as vezes apresentando condições de surf fantásticas.
Na costa oeste (mar Arábico), as melhores ondas quebram com ondulações geradas dos quadrantes sul ou oeste. Na costa leste as ondulações predominam de sul/sudeste. Os registros de grandes swells quase sempre são na costa oeste, região entre Dwaraka (extremo noroeste) a até Kanya Kumari (extremo sul), durante a estação das monções que traz ondas grandes e muita chuva.



Mapa com a localização de alguns points de surf

Os melhores spots de surf são:

Rasta e Satyas: Dois breaks considerados "wordclass" O acesso é totalmente restrito. As forças armadas que controlam a área, só liiberam o surf para os hóspedes de um resort, devidamente acompanhados de guias de uma operadora de surf.

Assista o vídeo: Dave Rastovich surfando em Satyas, durante as gravações do surf movie Castles in the Skys.

http://www.youtube.com/watch?v=IzgJ7sDJVS4



Ondas world class acesso restrito

Shivas: Um popular santuário hindu, situado em uma pequena península no Mar da Arábia, em Murdeshwara. Já foram registradas ondas de até 10 pés.
Kapu Praia do Farol: Beach Break que funciona melhor na maré baixa. Ondas de 2 a 7 pés. São cerca de um quilômetro com várias valas onde quebram esquerdas e direitas. Quando o swell esta grande a melhor opção fica sendo o canto esquerdo, onde quebra uma esquerda com formação de point break.

Kapu - Praia do Farol

Ten Thousand Peaks: Um dos spots de surf mais originais, na costa oeste do sul da Índia em Maravanthe. Beach Break que se estende por cerca de seis quilômetros onde quebram todos os tipos de possibilidades de onda. Há uma parte da praia, onde uma estrada de duas pistas corre paralelo ao mar, a 15 metros da beira da água e no lado oposto da estrada existe um grande lago de água doce. 
Cliffs: Quatro enseadas consecutivas, praias de areia branca totalmente isoladas. Direitas e esquerdas todas suas

Cliffs
Kanya kumari: A ponta mais extrema ao sul da Índia. Um dos lugares que mais venta na Terra, criando grandes swells mas geralmente com formação bem prejudicada. Com um pouco de sorte, em um dia de ventos mais brandos, é possível pegar boas ondas. Um ótimo lugar para surfar as ondas de kite ou windsurf. Há uma ilha ao largo da ponta com uma enorme estátua do santo Tamil e poeta, Tiruvallur.

Kanyakumar

Kovalam Beach: O mais conhecido point de surf da Índia. Tem surfistas locais, hotéis baratos, bons lugares para comer e ondas divertidas. Beach break bem constante, mas quando as ondas quebram acima de 7 pés começam a fechar.


Surfista local surfando em Kovalam Beach
Surfistas locais de Kovalam

Alwars: Potencialmente o melhor point de surf da costa sudeste. É fora da estrada e não tão fácil de encontrar. O fundo do pico foi formado por um fluxo de lava que se estendeu para dentro da água. Quando os direitas estão alinhadas chegam a quebrar por mais de 400 metros. Esteja preparado para algumas longas caminhadas de volta ao point
.
Alwars - Nos bons dias as direitas chegam a quebrar por cerca de 400 metros

Rameswaram: o local recebe o nome do épico Ramayana, Conta a lenda que o deus Sri Rama, acampou aqui antes de seguir para a ilha de Lanka e derrotar o rei demônio, Ravana. Um templo surpreendente foi construído em tempos antigos. A água é muito limpa e há uma abundância de ilhas que ainda não foram totalmente exploradas para o surf.
Shore Temple: Point de surf bem conhecido com direitas tubulares, localizados em Mahabalipuram. O World Heritage Foundation fez um trabalho de restauração do fundo da praia para evitar a erosão e o tombamento de um templo antigo chamado Vishnu  (construída pelo rei Pallava).
Tiruchendur:  Boas ondas quebram sobre um fundo de pedras a apenas 200 metros em direção ao a sul do maior templo da região. As vezes a praia fica cheia de peregrinos, que vem se purificar na água do mar.

Tiruchendur

Varkala:. Beach break constante, mas quando as condições estão clássicas quebra uma direita curta e rápida mas extremamente tubular 
Mahe: Essa região costumava receber alguns surfistas nos anos 70 e 80. São cerca de 60 km, com inúmeros points de surf onde quebram ondas solitárias. O rio Krishna, quando chega a Baía de Bengala, se divide em muitos córregos. Essa área é pantanosa e de difícil acesso mas tem muitas ondas boas a espera dos que estão determinados a chegar lá.

Big Rock

Big Rock: Recife externo localizado fora de um pequeno porto de pescadores. Quando quebra é uma onda impressionante com um tubo profundo. Um lugar para surfistas com bastante experiência. 
Auroville: Também conhecida como Pondicherry. Uma pequena vila costeira cheia de gringos pirados, hippies, alguns surfistas estrangeiros e indianos, todos envolvidos com a preservação do meio-ambiente, agricultura orgânica e sustentabilidade. Auroville com certeza é um lugar muito especial. O surf rola em um beach break onde há boas valas e em uma saída de rio ao sul da cidade. 

Surfista local em Auroville


Vizag (Visakapatanam): Um lugar com praias extensas, bons hotéis, um porto comercial e cerca de cinco point breaks onde quebram ondas muito boas.
Dwarka: Aqui você vai encontrar algumas das águas mais claras e limpas de toda costa da Índia. A cidade é muito antiga construída a cerca de 5.000 anos atrás. Partes da cidade mais antiga estão agora submersas e viraram pontos de mergulho.
Jagannatha Puri: Beach Break com vários picos espalhados pela praia onde quebram boas ondas até 6 pés. Passando disso, as ondas costumam fechar muito e as correntes geralmente ficam mais fortes dificultando o posicionamento, exigindo uma disposição extra na remada.

7.000 mil km de possibilidades

Diego Garcia Island: um pequeno atol em forma de U, que mal se eleva acima do nível do mar em algum lugar lá fora, no meio do Oceano Índico. O atol hospeda algumas das melhores ondas do Oceano Índico. Apesar de ser uma área de acesso restrito, é possível obter uma autorização, junto a Marinha, para se ter acesso a ilha que é controlada pelos norte-americanos, apesar de ser território indiano. 

Diego Garcia 

 Arquipélago de Andaman:  As ilhas exteriores do arquipélago, guardam verdadeiros tesouros escondidos. Durante os meses de fevereiro a maio, nos reefs externos, quebram algumas das melhores ondas que esse planeta tem a oferecer. O crowd ainda é formado por apenas alguns surfistas, que estão dispostos a gastar um pouco mais para surfar ondas extremamente perfeitas.

Andaman Island

As Ilhas de Andaman são reconhecidas como destino turístico "eco-friendly".
 Florestas tropicais, belas praias de areia cor de prata, mangues, riachos, vida marinha abundante, espécies raras de plantas, animais, corais, etc, proporcionam uma experiência memorável para quem as visita. Há alguns bons resorts de praia e operadoras de surf e aventura.

Andaman Island

Para maiores informações contate: surfingindia.net



Alberto Burguete - Surf Repórter
Sector Nine/Freestyle/Prorider/Triple-Eigth
albertoburguete/@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário