sexta-feira, 17 de agosto de 2012

África Oriental - Tanzânia

Redescobrindo a Costa Suali

São quase 900 km de litoral banhados pelo Oceano Índico, com uma infinidade de praias desertas de areia branca e palmeiras, água quente transparente e vários recifes externos onde quebram boas ondas.
As duas áreas mais conhecidas para o surf são os arredores da cidade de Dar El Salam e os recifes externos do Arquipélago de Zanzibar. 

Dar El Salam é uma cidade litorânea, considerada a porta de entrada para quem chega ao país. Bons hotéis, restaurantes, operadoras de turismo, muitas lojas, música ao vivo, edifícios históricos, enfim tem toda a infra necessária para atender muito bem aos visitantes.
Apesar de ter sido colônia inglesa durante décadas, a influência árabe e dos países do nordeste da África como Etiópia, Somália e Quênia fica bem evidente nessa região, 
uma mistura de culturas e raças que dá um toque todo especial ao povo da Tanzânia.

A pequena comunidade de surfistas locais, entre eles alguns sul-africanos e europeus, se concentra na cidade de Dar El Salam e praticamente toda a área ao redor é bem conhecida. 
A maior parte dos swells que chegam à costa da Tanzânia são gerados pela ação dos ventos e das tempestades em alto mar e dependendo da intensidade dos ventos, as condições para o surf nem sempre são boas, mas por outro lado ficam fantásticas para a prática do kite surf e do windsurf.
Já entre os meses de maio a agosto, alguns grandes swells de sul, gerados na costa sul-africana, percorrem o canal de Moçambique e chegam ao litoral da Tanzânia, claro que com um pouco menos de pressão, mas apresentando condições mais clean para o surf e boa formação nas ondas.
Tem que se ter um pouco de paciência para pegar boas ondas na Tanzânia, sendo necessário se ligar bem no horário das marés, pois em todo litoral a variação da maré é muito grande e a maioria dos recifes chega a ficar totalmente exposta na maré baixa, não dando a mínima condição para o surf.




Os picos mais procurados e conhecidos nessa área são:


Bongoyo Island: Acesso feito de barco. Ao redor da ilha, vários recifes oferecem ondas de qualidade. Mas atenção, só há condições para o surf durante a maré alta.
Oyster Bay Beach Break: Uma série de beach breaks ao longo da península Msasani, em direção ao sul da cidade de Dar El Salam, que garantem um bom divertimento podendo em alguns dias até surpreender. Acesso fácil podendo ser feito de carro sem tração. 
Sea Cliff Hotel: Recife externo onde quebram boas ondas, localizado na área urbana da cidade de Dar El Salam em frente a um hotel. Um dos picos mais procurados quando entra um bom swell.
Há outros reefs com bom potencial para o surf na área com acesso praticamente fácil, alguns podendo se chegar na remada, outros mais distantes, exigem a disponibilidade de um barco ou lancha que podem ser alugados com facilidade nas mais diversas operadoras de passeios e mergulhos de Dar El Salam.
Zanzibar
No Arquipélago de Zanzibar, um dos destinos mais procurados por quem viaja pela África Oriental, também quebram boas ondas em vários recifes próximos à costa. Zanzibar foi durante a década de 70 um lugar frequentado pela geração da contra-cultura e muitos hippies daquela época fixaram residência no arquipélago, criando uma energia muito positiva e um povo hospitaleiro que recebe muito bem os estrangeiros.
Devido à precariedade da maioria dos acessos a outras áreas do litoral, ainda pouco se sabe sobre o verdadeiro potencial para o surf na Tanzânia. 
Alguns surfistas, a partir de 2005, tem se aventurado pela região da costa norte da Tanzânia, que é praticamente desabitada, e consequentemente vários picos com grande potencial acabaram por ser descobertos, mas ainda há muito para ser explorado.
George's Reef
Devido à precariedade da maioria dos acessos a outras áreas do litoral, ainda pouco se sabe sobre o verdadeiro potencial para o surf na Tanzânia. 
Alguns surfistas, a partir de 2005, tem se aventurado pela região da costa norte da Tanzânia, que é praticamente desabitada, e consequentemente vários picos com grande potencial acabaram por ser descobertos, mas ainda há muito para ser explorado.
Atualmente a Tanzânia tem no turismo sua principal fonte de renda e milhares de estrangeiros disputam uma vaga nas operadoras de safáris.
Entre um swell e outro você pode visitar e se divertir nas grandes áreas de preservação da vida selvagem, acampando nas proximidades do Monte Kilimanjaro, considerado a montanha mais alta de toda a África, ou visitar a região dos Grandes Lagos, onde está situado o famoso Lago Vitoria e a famosa floresta do Seringuetti na região norte do país.
  Boa viagem!!!
Monte Kilimanjaro
Alberto Burguete -Surf Repórter
Sector Nine/Freestyle/Triple-Eigth/Prorider
albertoburguete@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário