segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Cuba



Cuba - Ámerica Central
Na ilha de Fidel as coisas estão mudando. Depois de décadas batendo de frente com Tio Sam, o governo cubano começa a "abrir as portas" e a modernizar o país.
Devido à restrição do governo em liberar o livre acesso dos turistas a todo território cubano, poucos surfistas se aventuraram a ir atrás das ondas.
O australiano Bob Samim é um dos maiores incentivadores do surf em Cuba. Não sei exatamente o que o cara faz, mas todos os anos Bob passa alguns meses na maior ilha do Caribe surfando de longboard e colaborando como coach e conselheiro. No começo Bob surfava sozinho, mas atualmente o Havana Surf Club, incentivado por ele já tem mais de 50 membros entre eles 9 meninas que são chamadas de "Las Cubanitas".
Las Cubanitas
Bob Samim
Havana Surf Club
Incentivados por Bob, esses jovens surfistas são verdadeiros querreiros. Sem acesso ao material necessário para confeccionar suas pranchas, os caras se desdobram, mostrando que o povo cubano tem uma grande criatividade. O esforço que é feito pelos surfistas locais, para se conseguir uma prancha decente ou mesmo um pedaço de parafina (hoje a maioria dos surfistas locais ainda usa cera de vela) é impressionante. O valor dado as mínimas coisas é um verdadeiro exemplo para nós. Muitos dos surfistas de Havana surfam com pranchas feitas de espuma de geladeiras velhas e conteiners . É sério! Os caras tiram a espuma que tem no interior das carcaças, a espuma é colada e ai, é feito o shape. Um trabalho artesanal muito interessante. O que faz a necessidade!!
As vezes fico pensando! se os surfistas cubanos, criativos e esforçados como são, tivessem acesso a material e equipamento de qualidade, permissão para viajar livremente dentro de Cuba, para explorar o potencial de surf existente em toda a ilha e para o exterior participar de competições, como seria??
Point Break na provincia de Guantánamo
Surfar em Cuba é uma verdadeira volta no tempo. Ali você se sente como se estive nos anos 50 e a cada swell novas ondas são descobertas, não só na costa virada para o Atlântico, mas também nas proximidades da capital Havana e nas praias da costa virada para o Caribe.
Na temporada de furacões, agosto a final de outubro e nos meses de inverno, dezembro a final de março, você pode se surpreender e encontrar ondas de alta qualidade e ainda sem crowd. As tempestades tropicais geradas no Oceano Atlântico e no Golfo do México, durante a temporada de furacões e as fortes frente-frias geradas no hemisfério norte, podem trazer grandes e perfeitas ondas para vários points, muitos ainda literalmente virgens.
Nas proximidades da capital Havana os points mais surfados são: Calle 70 de Havana, Naútico, Castillo Del Morro e Guanabo, perto da refinaria de óleo e Varadero.
Na costa virada para o mar do Caribe, também quebram boas ondas em ocasiões bem especiais. É necessária uma grande agitação marítima para fazer esses ‘points’ acordarem. Isso acontece com mais regularidade na temporada de furacões. Quando isso acontece é show!!! pena que alguns swells clássicos terem curta duração.
Surf Search in Havana
As melhores e mais constantes ondas estão nas províncias de Guantánamo e Houlgin,  região sul/sudeste da ilha. Os norte-americanos residentes na base militar de Guantánamo, entre eles alguns surfistas, surfam ondas de qualidade mas com acesso totalmente restrito. 
Sem chance!!! Por enquanto.
Mas na província de Houlgin, foi descoberto um pico de nível internacional chamado Yamuri. Um point break com direitas incríveis, perfeitas e "liberadas".
Se prepare, nos próximos anos a Ilha de Cuba pode ser grande candidata a figurar na lista dos melhores destinos para uma surf trip.
Em Cuba os surfistas locais são muito receptivos e o surf é praticado com dedicação, hospitalidade e respeito. Valores que já estão praticamente esquecidos por grande parte dos surfistas da atualidade. Sendo assim, se um dia você for a Cuba surfar, vá com espírito renovado e com humildade.
 Yamuri - Província de Houlgin - Cuba
Alberto Burguete - Surf Repórter
Sector Nine/ Freestyle/Triple-Eigth/Prorider
albertoburguete@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário