domingo, 26 de agosto de 2012

Wipeouts





Wipeouts
O lado dolorido do surf. 
O outro dia recebi um exemplar da nova revista "versão brasileira" Surfers Journals.
Entre as matérias em destaque uma me chamou mais a atenção. 
O autor indagava, meio perplexo, como era possível com o ataque atual as ondas grandes e da presença de tanta gente despreparada, se arriscando no outside desses picos, não haver um aumento significativo na incidência de casos de surfistas mortos em ação.


É claro que casos de lesões gravíssimas e até fatais, já aconteceram diversas vezes nos mais variados picos de ondas grandes e muitos deles chegaram a deixar a comunidade do surf chocada.
Mas isso não fez com que a maior parte dos "Big Surfers" colocassem os pés no freio. Pelo contrário, atualmente com a alta tecnologia a disposição para prever com antecedência a chegada dos grandes swells, a facilidade de se conseguir transporte para chegar até esses picos, a variedade de equipamentos de alta performance a disposição, a grande possibilidade de virar capa de revista, ou destaque no noticiário local e o vício de sentir a adenalina 100% pura nas veias, motivam muitos surfistas a arriscarem suas vidas, ao desafiar verdadeiras montanhas de água.

Assista os vídeos Greatest Wipoeouts

Tahiti
Copacabana - Brasil
Waimea - Hawaii
Ross Clark Jones 
Mavericks - North California
Esses caras parecem viver em uma realidade paralela a da maioria dos mortais ou simplesmente não tem amor a vida.
A visão de um caldo em uma onda de responsa, chega a causar naúseas, mas também chama muito a atenção dos fotógrafos e cinegrafistas, e muita gente chegou a ficar famosa mais pela atitude e insanidade do que pela performance propriamente dita.
Seus 15 minutos de fama podem ser alcançados num tubo cinematográfico ou num wipeout de arrepiar os cabelos.

Pipeline - Hawaii
Dungeons - África 
ALBERTO BURGUETE

Sector Nine /Freestyle /Triple-Eigth /Prorider
albertoburguete@hotmail.com

Um comentário: