terça-feira, 21 de agosto de 2012

Uruguai



Em algum lugar da costa Uruguaia

Devido a sua proximidade com o Brasil, a costa Uruguaia é bastante frequentada pelos surfistas brasileiros, principalmente os gaúchos e catarinenses, que gostam de surfar as boas ondas que quebram nas praias localizadas próximo a  fronteira dos dois países.
Além das boas ondas e do fato de ser uma surf trip relativamente barata, o Uruguai é país aconchegante, seu povo é hospitaleiro, tem uma infra-estrutura de primeira voltada para receber os visitantes e várias opções hospedagem, inclusive áreas de camping excelentes e seguras em frente dos melhores points de surf. 
A culinária local é a base de muito churrasco, algumas das melhores carnes do mundo estão aqui, e frutos do mar, destacando a famosa mariscada, sempre acompanhados da boa e gelada "cerveza" local que vai fazer sua cabeça depois das "surf sessions’ ou durante a nigth, que por sinal é bem agitada, contando com a presença de garotas muito bonitas e apetitosas, principalmente nas grandes cidades de Montevidéo e Punta del Leste.
Yuri de Castro aproveitando os tubos do Uruguai
Mas procure não chegar arrepiando na ‘nigth’ e nas ondas. A paciência dos surfistas uruguaios esta no limite, devido ao aumento de turistas e surfistas estrangeiros a cada ano. Há pouco tempo atrás, a costa uruguaia, era um refúgio para os surfistas mais ‘cools’ que queriam fugir das praias lotadas e da agitação das surf cities. Nos picos uruguaios era normal encontrar com surfistas mais coroas, caras tranquilos e que chegavam a ser bem receptivos com os surfistas de fora. Mas hoje em dia com o crescimento do surf no país, tem uma molecada local irada voando e quebrando tudo em qualquer condição de surf, não dando mole para os surfistas estrangeiros.


Nos meses de maio a setembro, há uma maior constância de entrada de grandes swells, mas quebram boas ondas durante todo o ano, como menos constância nos meses de verão. Um bom período para o surf com swells mais alinhados são os meses de outono (maio e junho) e o final da primavera (setembro e outubro). A água é bem fria exigindo um a boa roupa de neopreme. 

Os principais centros do surf no Uruguai são: Parque de Santa Teresa próximo a fronteira com o Brasil, La Paloma uma tradicional surf city e Punta Del Este balneário famoso por seus cassinos, muito bem frequentado por turistas de todo o mundo e que já sediou uma etapa do circuito mundial de surf.

Conheça abaixo alguns dos principais picos relacionados no sentido Norte a Sul: 
El arroyo de parque del plata – Localizado na cidade de Atlântica. Quebra melhor com swell de sul/sudeste e ventos de norte/noroeste e maré baixa. As melhores condições de surf são com ondas de 3 a 6 pés.

 Há alguns quilômetros, seguindo em direção ao norte, estão os beach breaks de Corralito , Santa Lucia del Este, localizado na cidade com o mesmo nome e San Francisco, localizado em Punta Colorada. Todos esses picos funcionam com as mesmas condições de El Arroyo de Parque del Plata.
Punta del Este
Punta del Chileno – Localizado a 10 km de distância da cidade de Punta Del Este. Esquerdas e direitas, quebrando sobre um fundo de areia, com ondas variando de 3 a 6 pés. Funciona melhor na maré cheia, ondulação de sudoeste e vento nordeste (terral). Praia um pouco poluída.  
Os points de surf relacionados abaixo estão localizados na zona urbana da cidade de Punta Del Este.
El Barco – Em Punta Del Leste. Fundo de areia com ondas rápidas e fortes variando de 2 a 6 pés quebrando ao lado de um navio encalhado. Funciona melhor com swell de sul, vento terral de norte e maré baixa.
La Olla – Em Punta Del Este. Ondas bem longas de até 8 pés, quebrando sobre um fundo de pedras. Funciona melhor com ondulação de sudeste e vento terral de noroeste/oeste. 

La Virgen – Na área urbana da cidade de Punta Del Este. Esquerdas longas quebrando sobre um fundo de pedras, variando de 4 a 12 pés, funcionando melhor na maré cheia com swell de sul/sudeste e vento norte/noroeste (terral).  

El Martillo – Em Punta Del Este. As ondas, predominando para a direita, quebram bem no outside, sobre um fundo de pedras. As ondas são curtas, mas bem emparedadas  com duas seções distintas. Funciona melhor com maré baixa, swell de sudeste e vento terral de noroeste/oeste. As ondas podem variar de 4 a 10 pés.  
El Emir – Em Punta Del Este. Quando as ondas estão pequenas é uma praia ideal para surfistas iniciantes. Bastante crowd nos finais de semana. As ondas quebram para os dois lados e podem variar de 2 a 8 pés. Funciona melhor com swell de sul/sudeste, vento terral de norte/noroeste e maré baixa ou média.  
  

Zorba – Este pico de ondas esta localizado na praia de Chiberta a cerca de 200 metros a leste de La Olla. Funciona com swell de sul, vento terral de norte/noroeste e maré média ou baixa.  
Pendorcho – Localizado entre as cidades de Punta Del Este e La Barra. Rocky Point com excelentes esquerdas que funcionam com swell de sul ou sudeste, ventos terral de norte/noroeste. As ondas podem variar de 2 a 10 pés. No lado leste da praia quebram boas direitas na maré baixa
La Boca – Um dos melhores surf breaks do Uruguai, a cerca de 6 km de distância em direção ao norte de Punta Del Este. Saída de rio com excelentes esquerdas e direitas tubulares que podem chegar a 12 pés. Funciona melhor com swell de sul/sudeste e vento terral de norte/noroeste e maré baixa. Há dois picos, direitas ao lado das pedras e esquerdas e direitas no meio da praia.  

Os points de surf abaixo estão localizados na área urbana da cidade da Barra.
Jose Ignácio – Na área urbana da cidade com o mesmo nome. Beach Break com esquerdas e direitas de 2 a 8 pés que geralmente são mais tubulares quando o vento é terral. Funciona com swell de sul/sudeste, maré baixa, ventos de oeste/noroeste.  
Laguna De Rocha – A cerca de 30 km a oeste de La Paloma. Fundo de areia com esquerdas e direitas que podem variar de 3 a 8 pés. Swell de sul/sudoeste, ventos de norte/noroeste e maré baixa.  
La Posta – Na cidade da Barra. Boas esquerdas no outside e direitas na seção do inside com ondas de 2 a 6 pés. Com swell de sul/sudeste e vento terral de norte/noroeste as condicões ficam clássicas. Maré média ou baixa.  


La Boya – Fundo de pedras afiadas. Bem consistente, mesmo nos dias quando os ventos estão com forte intensidade. É uma boa opção nos dias que as ondas estão fechando nos outros picos. Swell de sul/sudoeste com ondas variando de 5 a 12 pés. Funciona melhor com maré média a cheia e ventos de norte/nordeste.  
Montoya –  Bastante ‘crowd’ de Bodyboards e altas gatas na areia. Boas direitas funcionando com swell de sul e ventos de noroeste/norte. As ondas podem variar de 2 a 10 pés funcionando melhor na maré média ou cheia.
Bikini – Em Manantiales, pequeno balneário, há cerca de 16 km a leste de Punta Del Este. Lindas mulheres e muito ‘crowd’ no verão. No ‘outside’ perto das pedras quebra uma excelente e longa esquerda com uma seção tubular logo no inicio da onda. No meio da praia vários bancos de areia formam esquerdas e direitas bem constantes no verão. 

Desembocadura de Garzon – A 10 km a leste da cidade de San Ignácio. Saída de rio com excelentes esquerdas e direitas bem tubulares. Swell de sul/sudeste, ventos de norte/noroeste e ondas de 2 a 8 pés com melhores condições na maré baixa.  
Balneário de La Paloma. Uma das mais tradicionais vilas costeiras do Uruguai. Antigamente era um lugar que servia de refúgio para os surfistas que fixavam residência no país. Atualmente é uma pequena surf citiy com dezenas de bons surfistas locais, surf shops, oficinas de pranchas e uma grande variedade de points de surf.
La Paloma
La Caldera – Bancos de areia com esquerdas e direitas que podem variar de 3 a 8 pés. Swell de sul/sudoeste e ventos de norte/noroeste (terral). Quebra com melhor formação na maré baixa e bem cedo pela manhã.  

Zanja Honda – Tem 2 picos:
Los Botes –  Beach Break bem constante com direitas tubulares variando de 2 a 8 pés funcionando com swell de sul/sudoeste, ventos de norte/nordeste e maré baixa.  
Los Botes foto- Mauro Escobar
Himalaya – Bancada de pedras a cerca de 300 metros de diatãncia da praia. As ondas podem variar de 6 a 15 pés com swell de sul ou sudeste, vento terral de norte e maré cheia.  
La Balconada – Praia mais badalada na cidade de La Paloma. Funciona com swell de sul/sudeste, ventos de leste/norte, maré cheia e ondas variando de 4 a 7 pés. 
  

La DEerecha Del Faro– Perto do farol da cidade de La Paloma. Um reef que funciona com swell de sudoeste e vento de oeste, predominando as direitas que podem variar de 4 a 12 pés.     
La Escolera – ao lado de um grande pier. Cheio de pescadores e um pouco poluída. Com swell de sudeste e vento terral de noroeste/oeste. As ondas quebram sobre um fundo de pedras chegando a 8 pés.   
La Aguada – Excelente beach break com ondas tubulares e longas paredes. Fica bastante crowd no verão. Com swell de sudeste e sudoeste, vento terral de nordeste ou sudoeste e maré baixa. Ondas podem chegar a até 10 pés.  
La Aguada
Coco-Loco – Esquerdas curtas e às vezes bem tubulares variando de 3 a 6 pés, quebrando em cima de um fundo de pedras. Funciona na maré baixa com swell de sul e ventos norte/noroeste.  
La Derecha Del Barco – Excelente direita quebrando sobre um fundo de pedras e de destroços de um navio naufragado. Com swell de sudeste e ventos de norte/oeste e maré baixa. Ondas de 3 a 8 pés.  
La Derecha Del Medio – Pico não muito constante mas desperta com um grande swell de sudoeste, ventos de noroeste/oeste e maré cheia as ondas podem chegar a 12 pés, sendo considerada uma das ondas mais extensas do Uruguai.  
Barra  De BAalizas – Localizado na saída de um rio com o mesmo nome. Beach Break com direitas e esquerdas de 2 a 8 pés que funcionam com swell de sudeste, ventos de norte/noroeste e maré baixa.  
Punta Del Diablo – Localizado na vila com o mesmo nome. As ondas quebram a 150 metros a leste da vila de pescadores.Funciona com swell de sudeste, ventos de oeste/norte, maré cheia ou baixa e ondas de 3 a 8 pés.  


Balneário de Santa Tereza já próximo a fronteira com o Brasil.
Playa Grande – Esquerdas e direitas quebrando em frente a uma grande pedra que fica no meio da praia. Swell de sul/sudoeste, ventos de norte/nordeste e maré baixa. Ondas de 3 a 10 pés.  
Cerro Chato – Excelentes e fortes esquerdas variando de 3 a 12 pés com swell de sudoeste, ventos de leste/sudeste e maré cheia ou baixa.  .  
La Moza – Fundo de pedras com excelentes direitas de 2 a 10 pés. Funciona com swell sudeste , ventos de norte/noroeste, qualquer maré e cheio de ‘Brazucas’. 
El Diablo
Cerro Verde - a 5 km de La Coronilla. Lugar deserto, sem casas. Ondas quebrando para a direita ao lado de um morro. Melhor com swell de sudoeste, ventos de nordeste/leste e maré de cheia para média. As ondas variam de 3 a 12 pés e são extremamente longas quando o swell esta grande.
La Coronilla – A 20 kms de distância da fronteira com o Brasil. Beach break um pouco poluído com direitas e esquerdas que variam de 3 a 10 pés. Funciona com maré baixa, swell de sudeste, ventos de noroeste/oeste e maré baixa. Pode-se parar o carro na praia em frente ao pico.
Barra Del Chuy (lado uruguaio) – Já na fronteira do Brasil com o Uruguai. Mesmas condições de La Coronilla.
Nessa área, nos meses de verão, o crowd é formado na sua maioria por surfistas brasileiros. 
Preserve as praias limpas.
Lembre-se: Os surfistas uruguaios são muito amigáveis, mas respeite para ser respeitado.

Alberto Burguete - Surf Repórter 
Sector Nine/Freestyle/Prorider/Triple-Eigth
albertoburguete@hotmail.com

Um comentário: